Brachola ou brajola (do italiano bracciola) é uma carne enrolada com algum recheio. Também é conhecida por bife a rolê (rolê vem do francês “roulé” que significa enrolado), que é a forma como a carne é cozida. Em italiano ou francês, a brajola é um pedaço de bife enrolado com condimentos e legumes; uma maneira saborosa de incrementar uma refeição. Pode ser acompanhamento do macarrão (aí a quantidade de molho deve ser suficiente para envolvê-lo) ou um jeito diferente de saborear o bife.
Você pode usar carnes mais nobres como alcatra ou o coxão duro (é a que eu uso). O recheio pode ser variado, sem esquecer o bacon e a cebola; e os legumes que a família gosta (vagem, por exemplo, e até azeitona sem caroço, se gostarem) Se quiser um preparo mais rápido, pode cozinhar na panela de pressão.

As quantidades de ingredientes vão depender da quantia de bifes que irá fazer. Aqui, foi para cerca de 1 quilo e meio de bifes.
- Bifes de coxão duro numa espessura normal
- Sal e pimenta a gosto
- 50g de queijo parmesão ralado
- 1 cenoura grande cortada em palitos regulares
- 1 pimentão vermelho em quadrados regulares
- Fatias de bacon
- 1 cebola cortada em cubos regulares
- Palitos de dente para fechar as brajolas
- Cebola e alho picadinho
- Molho de tomate para cozinhar
Corte os bifes em duas partes para fazer as brajolas. Prefiro que todo recheio fique envolvido, então faço uma trouxinha e seguro com palitos de dente. Você pode fazer numa tira retangular cortando o bife de outra maneira, se preferir.
Tempere os bifes com sal e pimenta a seu gosto, dos dois lados, e reserve. Pique depois os outros ingredientes.
Monte a brajola salpicando num bife queijo ralado e acomodando um pedaço de cada ingrediente escolhido (bacon, cenoura, pimentão e cebola) de modo que tenha espaço para fechar e segurar com palitos. Repita em todos os bifes.
Numa panela funda e grande, coloque um pouco de óleo e sele dos dois lados as brajolas. Coloque cebola e alho picadinho para refogar e junte o molho de tomate (aqui usei uma embalagem de molho pronto) e cerca de meio copo de água. Mexa para misturar os sabores e tampe a panela deixando ferver para cozinhar as brajolas. Se o molho estiver secando, vá pingando mais água. Prove o sal acertando os temperos.
Continue no cozimento até perceber que a carne está suculenta e macia.
Que vocês tenham um Domingo
de Páscoa abençoado

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários