Receita boa leva o nome de quem nos deu. É sempre assim, uma maneira de não esquecer a referência. Mas só acontece de anotarmos assim as receitas que dão certo, que são sucesso. Já deixou no seu caderno alguma receita que não agradou? Riscamos ou colocamos alguma observação do por que não deu certo e nunca mais repetimos – pelo menos é assim que faço.
Este brigadeirão é receita da Silvana Pavan que, junto do esposo, no ano de 2010, era proprietária de uma lanchonete em Tuiuti, onde vendia esta delícia. Meu irmão Luciano, que há mais de três décadas conhece o casal, confirma que o doce era sensação, em especial nos finais de semana. Afinal, doces com chocolate são aprovados pela maioria das pessoas.
O mais prático é que não precisa de forno nem de banho-maria; você prepara o brigadeirão na panela e leva gelar. Além de render muito, fica muito gostoso e é rápido de fazer.
Usei cacau em pó 50%, que compro em embalagem de um quilo na distribuidora. Ele deixa o doce mais escuro e não é adocicado. Se gostar de mais doçura, acrescente algumas colheres de açúcar no preparo (4 ou 5 são suficientes).
- 1 litro de leite de vaca
- 1 lata (395g) de leite condensado
- 3 ovos inteiros
- 6 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho
- 5 colheres (sopa) de chocolate ou cacau em pó
- 2 colheres (sopa) de margarina
- Chocolate granulado para decorar
Dilua o amido de milho em 2 copos do litro de leite e reserve.
Coloque o leite restante na panela, peneire os ovos inteiros (sem raspar a colher embaixo da peneira, só encoste na lateral da panela). Misture.
Depois junte os outros ingredientes, exceto o leite com o amido, e leve ao fogo mexendo sempre até levantar fervura.
Junte depois o leite reservado, misture e volte ao fogo, mexendo até cozinhar o amido e encorpar o creme, que deve ficar brilhante. Isso leva cerca de mais cinco a sete minutos; depende do seu fogão.
Despeje a mistura em forma de furo no centro, grande, muito bem untada com margarina, e leve gelar ao menos 4 horas ou de um dia para o outro.
Desenforme e coloque bastante granulado por cima.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários