Homenageado viveu em Bragança dos oito aos 19 anos
O jornalista Roberto Fernandes de Souza (Bob Fernandes) recebeu, na noite de sexta-feira, 28, o título de Cidadão Bragantino. A sessão solene foi realizada na Câmara Municipal de Bragança Paulista e reuniu autoridades, familiares e amigos do homenageado.
A homenagem foi uma iniciativa do vereador Marcus Valle e contou com a aprovação unânime da Casa. Marcus destacou em seu discurso o orgulho de ver Bob Fernandes levando o nome da cidade por onde passa. “Você simboliza o sucesso da nossa geração. Sinto-me orgulhoso quando vejo você na TV ou no jornal e acho que todos os nossos colegas se sentem assim. Ficamos honrados em ver um profissional tão realizado como você. Você orgulha nossa cidade”, afirmou o vereador.
O vereador também estendeu a homenagem à família de Bob, que teve uma ligação muito forte com o esporte amador de Bragança Paulista. Seu pai, Henrique Barreto de Souza, foi diretor da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), da Comissão Municipal de Esportes e da Liga Bragantina de Futebol.
O prefeito Fernão Dias da Silva Leme também fez uso da palavra: “É prazeroso saber que um jornalista de sua capacidade, reconhecido no cenário nacional, vem receber o título de Cidadão Bragantino. Materializamos aqui o que já era de fato: seu coração já era bragantino”.
Em seu discurso, Bob fez questão de lembrar a importância de Bragança na sua formação como cidadão. “Nunca estive distante de Bragança. Aqui eu vivi o mais decisivo ciclo de formação, entre os oito e 19 anos”, disse, acrescentando: “Bragança foi para mim um preciosíssimo laboratório. Em cada reportagem, cobertura no Brasil ou no mundo afora, na maneira de olhar e perceber carreguei e carrego até hoje o DNA da formação em Bragança”.
A presidente da sessão, vereadora Gislene Cristiane Bueno, encerrou os trabalhos destacando a importância da honraria. “A Câmara concede hoje o título de Cidadão Bragantino a um cidadão do mundo. Jornalista reconhecido e respeitado, Bob Fernandes atuou em diversos países, trazendo as informações do mundo para o Brasil. Mas podemos ter certeza que lá no fundo do coração ele levava as boas recordações da vida em Bragança”.
HISTÓRICO DO HOMENAGEADO
Bob Fernandes nasceu em Barretos-SP e veio para Bragança com oito anos. Bob estudou na escola Jorge Tibiriçá, fez admissão no Colégio Pio XII e no Cásper Líbero fez o antigo ginásio e colegial. Serviu o Exército em Bragança no Tiro de Guerra 02-013, crescendo nas ruas e clubes da cidade.
Fã de esportes, Bob Fernandes conheceu todos os campos de futebol do município, mas também se dedicou a outras modalidades, como o vôlei, pelo qual chegou a disputar os Jogos Regionais.
No futebol, foi por anos centroavante do time de garotos do Clube Atlético Bragantino, treinado por Floriano, que chegou a ficar dois anos invictos, jogando contra os grandes clubes do Estado.
O futebol levou Bob Fernandes a conhecer toda a cidade de Bragança. Conheceu as vilas e os distritos, algo que naquele tempo soava excessivamente distante para meninos e adolescentes da classe média como ele.
Bob Fernandes fez o curso de Comunicação Social na Universidade da Bahia, terra de origem de seus pais. Começou sua vida profissional na sucursal do Jornal do Brasil, em Salvador.
Ele ganhou grande destaque por sua atuação como jornalista e trabalhou em grandes veículos da comunicação nacional, como Jornal do Brasil, Veja, Folha de S. Paulo, IstoÉ, TV Cultura, GNT, além de ser fundador da revista Carta Capital e da revista eletrônica do portal Terra, a Terra Magazine.
0 Comentários