O câncer bucal atinge 15 mil brasileiros por ano, dos quais mais de quatro mil morrem. Os dados são alarmantes, porém, o diagnóstico precoce faz com que 80% a 90% dos casos alcancem tratamento e cura. Preocupada com a questão, a ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas) criou a Campanha Sorria para a Vida que, neste sábado, 29, será realizada em Bragança Paulista.
A partir das 9h, uma odontovan estará estacionada na Praça Raul Leme, com dez voluntários à disposição da população para a realização de exames gratuitos de detecção de câncer bucal.
De acordo com a assessoria da ABCD, a preocupação com o câncer bucal se deve ao fato de que o grupo de risco de câncer bucal, que até há pouco tempo era formado por fumantes, alcoólatras e idosos, inclui agora jovens por causa de infecção por vírus HPV devido a sexo sem proteção. Nos jovens, 32% dos tumores estão relacionados ao HPV.
O presidente da ABCD, Sílvio Cecchetto, explicou que as ações da entidade dirigidas à prevenção do câncer bucal vão agora enfocar não apenas os riscos já conhecidos, como fumo e álcool, para prevenir a doença principalmente em adultos, “mas também alertar para o perigo do HPV em jovens”.
“Em Bragança Paulista, nunca tivemos uma campanha de saúde pública dessa natureza, enfocando a saúde bucal e podendo salvar vidas”, contou o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD) Regional Bragança, Gilmar Furquim.
O teste que será oferecido de forma gratuita é rápido, indolor, seguro e qualquer pessoa pode fazê-lo porque não necessita de preparo antecipado. “A nossa expectativa é atendermos um grande número de pessoas. Os casos de lesões suspeitas serão levados imediatamente à sede da APCD aqui em Bragança, onde um profissional especializado fará a biópsia. Se houver confirmação do diagnóstico de câncer bucal, a pessoa receberá encaminhamento para atendimento no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo”, detalhou Furquim.
0 Comentários