A Prefeitura informou que a meta de vacinação contra o HPV, exigida pelo Ministério de Saúde (MS), está prestes a ser alcançada. Conforme os dados divulgados, falta apenas 5% para que isso ocorra.
Nota enviada à imprensa nessa sexta-feira, 28, informa que 2.122 doses da vacina foram aplicadas, o que corresponde a 75,78% do público-alvo.
O Ministério da Saúde orienta os municípios a vacinarem ao menos 80% da população-alvo.
A fim de atingir a meta, já que a campanha vai até 10 de abril, as equipes de unidades de saúde continuam buscando nas escolas meninas que ainda não tenham sido imunizadas. A vacinação é voltada a meninas entre 11 e 13 anos e está sendo ofertada nas 23 unidades do Programa Saúde da Família (PSF), Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
A população da zona rural, com exceção da Água Comprida que possui sala de vacina, deverá procurar qualquer unidade de saúde da zona urbana, dentro dos horários citados. Já os moradores da zona urbana devem procurar sua unidade de saúde de referência.
É necessário apresentar carteira de vacinação e documento original com foto (RG) para receber a vacina.
O HPV
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas. Sua transmissão ocorre por meio do contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma de contágio é através de relação sexual. A transmissão vertical (de mãe para filho) e o início precoce da vida sexual também são formas de contágio.
Esta infecção é muito frequente e tem tratamento, porém, se não for tratada a tempo, pode se transformar em lesões mais sérias, progredindo para câncer de colo do útero. No Brasil, o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres.
Com a inclusão da vacina no SUS, o Ministério da Saúde espera contribuir na redução dos casos.
0 Comentários