Na última segunda-feira, 18, teve início a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O foco dessa etapa será o público com faixa etária de 20 a 29 anos, e o Dia “D” de mobilização será realizado em 30 de novembro.
Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre o sarampo, a faixa etária foco da segunda fase da campanha é a que mais acumula números de casos confirmados da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.
Em Bragança Paulista, até o momento foram notificados 86 casos suspeitos de sarampo em residentes na cidade, sendo 19 casos confirmados (14 autóctones e cinco importados), 23 descartados e 44 em investigação.
A orientação é que todas as pessoas nessa faixa etária procurem uma unidade de saúde com sala de vacina para verificar a necessidade da dose.
Vale lembrar que o sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações e levar à morte, e sua única forma de prevenção é a vacinação. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente. Em caso desses sinais, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima.
Saiba mais sobre a doença em: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo.
0 Comentários