Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira

Idosos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos deverão ser imunizados gratuitamente

 

Nesta segunda-feira, 15, terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. No estado de São Paulo, a expectativa é vacinar sete milhões de pessoas. Só na região de Campinas, da qual Bragança Paulista faz parte, 846 mil pessoas devem ser imunizadas.

Devem procurar os postos de saúde, de 15 a 26 de abril, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde.

O Dia D de mobilização da campanha será 20 de abril, próximo sábado. A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo, assim como a população privada de liberdade (presidiários).

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza:  influenza A H3N2 e B.

Conforme informou a Divisão de Imprensa da Prefeitura de Bragança Paulista, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a campanha. A população deve, assim, procurar os postos mais próximos da sua residência, ressaltando que a Unidade PSF Casa de Jesus, no Jardim do Cedro, realizará a vacinação na Escola Municipal Professora Nilza Faria.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É transmitida com facilidade e ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas. A maioria das pessoas infectadas se recupera em duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, para alguns grupos a infecção pode levar a formas clinicamente graves, como pneumonia, e até mesmo a morte.

A vacina Influenza é segura e bem tolerada. Por ser constituída de vírus mortos, não causa a gripe.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image