Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil tem início

O Ministério da Saúde se prepara para dar início a mais uma campanha nacional de vacinação. Desta vez, a ação é contra a paralisia infantil, doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

A novidade neste ano é a mudança da faixa etária abrangida pela campanha. Receberão as doses em gotas da vacina Sabin apenas as crianças maiores de seis meses.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil terá início no sábado, 8, quando os postos de saúde ficarão abertos durante todo o dia. A vacinação se estenderá até o dia 21 de junho.

Mas, na zona rural, a imunização das crianças de seis meses a menores de cinco anos, público-alvo da campanha, já começou nessa segunda-feira, 3. Equipes da Secretaria de Saúde percorreram o Curitibanos, Agudo do Menin, Agudo dos Frias, Araras dos Pereiras, Araras dos Leme, Agudo e Estiva do Agudo.

A vacinação na zona rural ocorre durante toda a semana. Nesta terça-feira, 4, as equipes estarão no Guaripocaba do Meio (Marina), Guaripocaba da Estação, Guaripocaba dos Souzas e Bom Retiro dos Bacci.

Na quarta-feira, 5, será a vez dos bairros Penha, Chácaras Fernão Dias, Bom Retiro dos Mourões, Morro Grande da Boa Vista e Boa Vista (Buoso) receberem a vacinação.

Na quinta-feira, 6, a campanha passará pelo Campo Novo, São João (Bairro Rosário), Atibaianos (Luiz Villaça), Modesto, Araras dos Cardosos (Az de Ouro) e Fazenda Alvorada.

Já na sexta-feira, 7, a imunização contra a pólio vai à Fazenda Boa Esperança, Bocaina, Biriçá, Biriçá do Campo Novo (Tenda do Mel) e Barreiro (Portal São Marcelo).

Além da vacina contra a poliomielite, os pais ou responsáveis que levarem a caderneta de vacinação de seus filhos em algum dos postos fixos poderão aproveitar para atualizar as doses de outros tipos de vacina que estejam em atraso.

A poliomielite foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças. O estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas e a administração municipal conta com a colaboração de pais e responsáveis para isso. Assim, quem tem filhos de seis meses a cinco anos deve levá-los aos postos de saúde para imunizá-los contra a pólio. A dose é oral.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image