Município registrou aumento de mais de 800% nos casos em comparação com o ano de 2013
A Divisão de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Bragança Paulista registrou 279 casos de dengue desde o mês de março deste ano. Em 2013, a cidade teve apenas 26 casos importados, aqueles quando a doença é adquirida em outro local, e oito autóctones, contraídos no município em que o paciente reside.
Foi realizada uma análise do comportamento da doença no município com o término da temporada 2014 da dengue. De acordo com as diretrizes do Plano Estadual de Controle da Dengue, após acompanhamento da equipe da Dive, o município foi classificado em estado de alerta durante boa parte da temporada, alcançando o estado de emergência no final da época de maior transmissão.
É considerado estado emergencial quando o índice ultrapassa 150 casos a cada 100 mil habitantes, o que varia de acordo com o porte do município. Bragança Paulista, que possui aproximadamente 156 mil habitantes, teve o índice de 178 casos a cada 100 mil habitantes, conforme informou a Divisão de Imprensa da Prefeitura.
Foram registradas ocorrências da doença em boa parte dos bairros da zona urbana e em alguns da zona rural. De acordo com a Prefeitura, no momento, os números reduziram, mas a transmissão continua ao longo do ano, mesmo em menor intensidade.
Por isso, a prevenção é o melhor remédio.
Com o objetivo de evitar uma situação pior no próximo ano, a população deve estar atenta e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor.
A Prefeitura vem promovendo os Arrastões da Dengue que, até o momento, passaram por 22 bairros e recolheram 14 caminhões de objetos inservíveis.
0 Comentários