
Evento histórico realizado no Posto de Monta marca os 100 anos de evangelização mobilizando clero, comunidade e autoridades políticas de toda a região
Foto: Secom
A Diocese de Bragança Paulista celebrou, no último fim de semana, um marco histórico: os 100 anos de sua criação. A comemoração do jubileu centenário contou com uma programação especial em quatro dias de festividades.
A Santa Missa de abertura do centenário foi realizada às 20h de quinta-feira, 24, na Sé Catedral, data da criação canônica da Diocese, seguida pelas vigílias eucarísticas, na sexta-feira, 25, às 19h30, realizadas individualmente em todas as paróquias. No sábado, 26, já no Posto de Monta, o cronograma começou às 22h, com a Santa Missa no palco 2; em seguida, cerca de mil jovens viraram a madrugada em louvor e oração, concluindo assim o tríduo preparatório, que incluiu momentos de adoração, oração do Rosário, apresentações musicais, um luau mariano ao amanhecer e shows especialmente voltados à juventude.

Apesar das baixas temperaturas, a abertura das festividades do centenário da Diocese, realizada no último sábado, 26, no Posto de Monta, reuniu fiéis e cerca de mil jovens em um momento marcado por profunda alegria e devoção.
Foto: Pascom Diocese de Bragança Paulista
No domingo, 27, a programação teve início às 8h com pregações e apresentações de artistas cristãos e padres cantores. O local contou com feira vocacional, onde estiveram presentes as Comunidades de Aliança, o Seminário e as Congregações Religiosas, bem como espaços para a Catequese, Pastoral Familiar, Pastoral Social, tenda para Adoração ao Santíssimo, espaço de confissões, praça de alimentação e muito mais. O ponto alto do domingo foi a Santa Missa campal, celebrada às 16h, que, segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, reuniu cerca de 23 mil fiéis das sete regiões pastorais.
.jpeg)
Com grande emoção e fé, Dom Sérgio Aparecido Colombo presidiu a Missa Solene em comemoração aos 100 anos de criação da Diocese de Bragança Paulista
Foto: Pascom Diocese de Bragança Paulista
A Missa Solene foi presidida pelo bispo diocesano Dom Sérgio Aparecido Colombo e concelebrada por diversos membros do clero, entre presbíteros, diáconos e seminaristas. Religiosos de ordens distintas, bem como fiéis de várias cidades do estado de São Paulo e de outras regiões do Brasil, marcaram presença no encontro de fé e espiritualidade.
Diversas autoridades civis também participaram da festividade. O prefeito Edmir Chedid e a vice-prefeita Gislene Bueno representaram o Poder Executivo local, que apoiou a realização do evento por meio de diversas secretarias municipais. Vereadores e representantes das 18 cidades que compõem a Diocese também estiveram presentes, assim como o deputado federal Saulo Pedroso.
Além de Dom Sérgio, a cerimônia contou com a presença do arcebispo metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller, do bispo emérito de Bragança Paulista, Dom José Maria Pinheiro, do bispo diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, e do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Rogério Augusto Neves.

Da esquerda para a direita, Dom Luís Carlos Dias, vice-presidente do regional CNBB Sul-I e bispo diocesano de São Carlos, Dom Vicente Costa, bispo emérito de Jundiaí, Dom Rogério Augusto Neves, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo diocesano de Bragança Paulista e presidente da celebração, Dom José Maria Pinheiro, bispo emérito de Bragança Paulista, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo diocesano de Jundiaí, e Dom João Inácio Müller, arcebispo metropolitano de Campinas
Foto: Pascom Diocese de Bragança Paulista
Para a realização das comemorações do centenário diocesano, foi organizada uma comissão especial coordenada pelo padre Danilo Teixeira, reunindo representantes de diversas paróquias da Diocese e contando com o apoio logístico do Executivo bragantino.
Ao final da Missa Solene, Dom Sérgio emocionou os presentes com palavras que remetem à esperança e à continuidade da missão evangelizadora da Igreja. “Agora, neste momento, me permitam a ousadia: lembro o Papa João XXIII, na abertura do Concílio Vaticano II: a lua é testemunha do nosso amor, da nossa ternura, da nossa grandeza. Ela está presenciando o que estamos vivendo e ela presenciará os que estarão aqui, se Deus quiser, daqui a 100 anos”.

Com vozes que evangelizam, os padres cantores — padre Alexandre Lima, padre Denis-Ricard, padre Diogo Albuquerque, padre Antônio Medrado e padre Francisco Augusto — emocionaram os fiéis durante a Santa Missa
Foto: Pascom Diocese de Bragança Paulista
O bispo também destacou a relevância histórica da data e a importância da massiva participação popular. “Ver esse mar de fiéis participando com tanta alegria e fé é algo que emociona profundamente. São 100 anos de história, de evangelização, da presença viva da Igreja em nossa região. E tudo isso é motivo de gratidão a Deus”.

Representando o Poder Executivo, o prefeito Edmir Chedid e a vice-prefeita Gislene Bueno prestigiaram as comemorações do centenário da Diocese
Foto: Secom
Em discurso dirigido aos presentes, o prefeito Edmir Chedid ressaltou o valor social e espiritual da celebração. “Que esta data renove em nós a missão de servir as pessoas que mais precisam, dentro ou fora da Igreja. São 100 anos de trabalho e dedicação de voluntários, seminaristas, padres e servidores públicos municipais que contribuíram para a realização desse evento”.

Vivy e Nathan deram sequência à animação após a Santa Missa, enchendo o ambiente de fé e música
Foto: Pascom Diocese de Bragança Paulista
Após a Santa Missa, o encerramento foi marcado pela queima de fogos e dois shows emocionantes com os artistas Vivy & Nathan e a consagrada cantora católica Eliana Ribeiro, que conduziram o público em momentos de louvor e exaltação à fé.

Eliana Ribeiro fechou as festividades com um show emocionante, repleto de oração, música e espiritualidade
Foto: Pascom Diocese de Bragança Paulista
A Diocese de Bragança Paulista foi criada em 24 de julho de 1925 e, desde então, tem desempenhado papel fundamental na formação espiritual, social e cultural da região. O centenário é celebrado como um testemunho da fé de milhares de fiéis e do compromisso contínuo com o anúncio do Evangelho.
“Os cem anos da Diocese de Bragança Paulista são celebrados dentro desta grande perspectiva: o anúncio de Jesus Cristo, que é o anúncio da vida até sua consumação final”, concluiu Dom Sérgio.

Jovens emocionados celebram com fé os 100 anos da Diocese
Foto: Secom
***

0 Comentários