Na tarde de quarta-feira, 4, o Centro do Idoso foi inaugurado na Avenida Eusébio Savaio, n° 900, no Jardim Santa Libânia. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, do prefeito Fernão Dias da Silva Leme, da vice-prefeita Huguette Theodoro da Silva, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leme, secretários municipais, representantes de deputados estaduais e do Legislativo Municipal e a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Helena Barrese.
A família da homenageada, que deu o nome ao Centro Dia, Dirce Ramos de Lima, mais conhecida por Irmã Dirce, também esteve presente.
Na oportunidade, a filha dela, Maria Izilda de Lima Magalhães, afirmou que aquele foi um dia para agradecer a Deus, à família e à Administração, que não abandonou a obra para começar outras novas, mas se dedicou a concluí-la. Também falou sobre as lutas da mãe junto aos assistentes sociais do município, sendo uma de suas conquistas a implantação do Suas (Sistema Único de Assistência Social).
A presidente do CMI disse que este centro significa um passo do poder público na valorização e acolhimento dos idosos carentes do município e pediu a instalação de novos centros na cidade, a fim de suprir toda a demanda.
Com a palavra, o prefeito Fernão Dias agradeceu aos envolvidos na preparação do centro. O secretário estadual agradeceu a presença de todos e disse estar muito alegre pela inauguração. Explicou sobre como o centro promove um envelhecimento ativo e, devido à inversão na pirâmide etária, com previsão que em 2030 a população de idosos seja maior que a de crianças, é necessário que o município invista e se prepare.
Após os discursos, as autoridades fizeram o descerramento da placa inaugural e o desenlace da fita, permitindo que os presentes conhecessem as instalações.
O Centro Dia do Idoso oferece amplo espaço com árvores frutíferas na área externa e pista de caminhada. Os idosos beneficiados foram selecionados após avaliação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) municipais. No local, o idoso pode interagir socialmente e praticar esportes e atividades, enquanto seus familiares estão trabalhando. Ao final do dia, quando a família retorna para casa, o idoso também volta, mantendo o vínculo familiar.
Serão recebidos idosos com grau de dependência I e II, ou seja, aqueles considerados independentes e com dependência em até três atividades na vida diária, entre elas alimentação, mobilidade e higiene. O espaço também proporciona a socialização, melhorando significativamente a qualidade de vida dos idosos.
Para os que possuem problemas de saúde, a família é a responsável pelo fornecimento de remédios e prescrições. A medicação será administrada pela equipe do Centro Dia do Idoso. Em caso de urgência, os familiares serão informados e o idoso encaminhado ao médico.
A previsão é que, a partir de segunda-feira, 9, o espaço inicie suas atividades, ainda em período de adaptação, com 13 beneficiados, possuindo capacidade total para 40 idosos.
O horário de funcionamento será das 7h30 às 17h, sendo oferecidas refeições, além de atividades direcionadas de ordem física e mental.
0 Comentários