No Brasil, há 687.003.493 milhões de cartões de crédito ativos. Só para lembrar, a população brasileira é em cerca de 196 milhões de pessoas. Dá para perceber que muita gente tem mais de um cartão de crédito nas mãos, e eu não tenho nada contra isso, acredito que é um mal necessário. Quantas vezes ele nos salvou? E os sites na internet que dão descontos caso compremos no cartão?
Antes de falar de seus reais perigos, quero contar-lhes a história do cartão de crédito.
COMO TUDO COMEÇOU?
Tudo começou numa noite fria em Nova Iorque, quando um empresário chamado Frank MacNamara levou seus convidados para jantar em um tradicional restaurante da cidade. Após o jantar, ele percebeu que havia esquecido sua carteira, onde estavam o dinheiro e os talões de cheque, no escritório. Como MacNamara era cliente conhecido do restaurante, foi até o gerente e explicou o caso. Prometeu que voltaria no próximo dia para pagar a conta e ainda acresceria um valor como juros. O interessante é agora, MacNamara deixou com o gerente do restaurante um cartão de visita seu e também assinou a comanda com a conta daquela noite, garantindo e dando fé que faria o pagamento. Pronto! Nesse momento, foram criados os bem conhecidos cartões de crédito.
Em 28 de fevereiro de 1950, o primeiro cartão multiuso foi emitido, o Diners Club Card, aceito em lugar de dinheiro ou cheque em 27 restaurantes. Cerca de 200 pessoas, em sua maioria amigos de Frank MacNamara, receberam um de presente e passaram a usar, iniciando assim o império dos cartões.
PERIGO ESCONDIDO
O maior perigo dos cartões são os juros cobrados pelas operadoras de crédito. No Brasil, a taxa mensal é de 9,37%, ao ano, isso representa 197,94% para pessoa física! Com quase 200% de juros ao ano, fica fácil para as operadoras lucrarem, mas lembre-se que você concordou com essa taxa quando assinou o contrato ou quando disse SIM naquela ligação telefônica feita pela operadora de crédito.
É muito importante ter um cartão de crédito em mãos, além disso, é de muita responsabilidade usar um. Com o mundo globalizado e desenvolvido em que vivemos, é importante ensinar aos seus filhos desde cedo a como operar um cartão de crédito. Não digo para você dar um cartão para seu filho, mas sim explicar o funcionamento dele, como operar de modo consciente e sobre tudo para que fim deva utilizá-lo.
Renan Williams Moore Brito
Bacharel em Ciências Contábeis
renanwmoore@hotmail.com
0 Comentários