São sete anos de Faros d’Ajuda resgatando, cuidando, doando animais de rua. E nesse tempo, tantas coisas foram feitas em prol dos animais, tanta gente se engajou, leis foram criadas e aprimoradas em muitas cidades, a posse responsável de animais passou a ser difundida por todos os cantos, o ato da adoção se fortaleceu, e a castração de cães e gatos se tornou acessível e gratuita. Mas, não vi mudança no ato do abandono de animais.
As pessoas continuam abandonando seus animais como objetos descartáveis, como brinquedos quebrados, por motivos mesquinhos, por situações muitas vezes temporárias, que nada mais precisam de tempo e paciência para se resolverem.
Das visitas que recebemos no abrigo diariamente, a maior parte é para nos “doar” seus próprios animais. Os motivos são sempre os mesmos: mudança de casa, separação, doença na família, reclamação de vizinhos, comportamento do animal, alergia da criança, gravidez, quintal pequeno, falta de tempo,cresceu mais do que esperava, o animal está doente etc, etc.
E arrematam suas alegações com a justificativa de que nos procuraram para não soltar na rua, em tom altruísta! Nesse momento eu percebo quão natural é abandonar animais. As pessoas não vêm isso como crime, como maus-tratos, como ato desrespeitoso com a vida e com a cidade onde vivem.
A pressão na porta do abrigo é desestimuladora, porque a maioria das pessoas que nos procura não quer ajuda para doar seus próprios animais, quer apenas transferir os seus problemas e sair com os braços livres do peso.
E, foi por isso que, ontem, ao sair da Faros, tive que voltar em marcha a ré com o pequeno covardemente abandonado no mato, após mais um embate diário na porta do abrigo.
Campanha de adoção: todos os sábados, das 9 às 15 horas, na Praça Raul Leme – Centro – Bragança Paulista.
Márcia Davanso, fundadora e
presidente voluntária
Em Bragança Paulista, denúncias de maus-tratos: Guarda Municipal Ambiental: 4603-1880 ou 153
Resgate de animais doentes e feridos: Secretaria Municipal de Serviços:
4035-8540 e 4035-8544
Guarda Municipal: 153
Faros d’Ajuda
Associação de Proteção aos Animais
farosdajuda@farosdajuda.org | www.farosdajuda.org | www.facebook.com.br/farosdajuda
0 Comentários