A Comissão Organizadora do Prêmio Yara de Comunicação 2013 anunciou, no dia 13, os 12 trabalhos selecionados como finalistas – três em cada uma das quatro categorias. Os materiais foram avaliados por sete especialistas em meio ambiente, água e comunicação.
Em ordem alfabética, os finalistas da categoria Jornalismo Impresso – Jornal são: André Luís Cia, da Gazeta de Piracicaba, com o texto “Reflexos de vida no Rio Piracicaba/Histórias cruzadas no Véu da Noiva”; Claudete Campos, do Jornal de Piracicaba, com a matéria “Eficiência das ETEs”; e Simone Cristina Lisboa de Oliveira, do Jornal de Jundiaí, com os textos “Reuso de água é estratégia das indústrias para evitar a escassez” e “Lodo de esgoto se transforma em fertilizante orgânico na agricultura”.
Já na categoria Jornalismo Impresso – Revista, os finalistas são Leandro Mariani Mittmann, da Revista A Granja, de Porto Alegre-RS, com a matéria “Agricultura praticada com respeito à água”; Mônica da Costa e Teresa Maria Barbosa Rezende, de Taubaté-SP, da Revista Pelas Águas do Paraíba, com a cobertura “RIO+20: Local é global e global é local – Governança das Águas e Comitês de Bacias são destaques de evento paralelo”; e Sônia Maria Araripe de Oliveira Meyohas, da Revista Plurale, com o “Especial Água”.
Na categoria Jornalismo Institucional, os selecionados foram Ana Paula Buzolin, da TV Opinião de Araras, com o programa “Eco Opinião – Rio Piracicaba”; Andréa Palhardi Bombonatti, da Prefeitura Municipal de Capivari, com a matéria on-line “O novo verde da Vila”; e Manuel Alves Filho, do Jornal da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com o material “Potável, porém contaminada”.
Os finalistas da categoria Trabalho Universitário são três alunos da FAAT (Faculdades Atibaia): Fernanda Domingues, com o trabalho “Assoreamento é o principal problema do Rio Atibaia”; Lucas Gabriel Santiago Rangel, com o trabalho “Água de qualidade não garante contrapartidas a municípios”; e Maria Cleidiane Ribeiro Soares, com “Canalização do Rio Cachoeira gera polêmica em Piracaia”.
De acordo com o secretário-executivo dos Comitês PCJ, Luiz Roberto Moretti, participantes de oito estados brasileiros inscreveram seus trabalhos para concorrer ao Prêmio Yara de Comunicação 2013. “Foi uma grande satisfação e um desafio selecionar os melhores trabalhos. Recebemos materiais muito bons de todo o país. Foi gratificante ler textos tão bem escritos por pessoas que atuam ou residem nos municípios das bacias PCJ e, mais ainda, pelos profissionais que não moram na região”, comenta.
Os trabalhos foram avaliados a partir da qualidade editorial, da contextualização e pluralidade dos aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais, a profundidade da abordagem do conteúdo e do interesse público. A avaliação foi feita mediante atribuição de notas de 0 a 10 pelos membros da Comissão Julgadora a cada um dos trabalhos inscritos. A média final é representada pelo somatório dos pontos de cada participante dividido pelo número de jurados da categoria.
A Comissão Julgadora foi composta por Flávia Braga Rodrigues, da Coordenadoria de Recursos Hídricos de São Paulo; Liana John, do projeto Planeta Sustentável; Efraim Netto, do site Mercado Ético e da Secretaria Geral da Presidência da República; Cláudia Dianni, da Agência Nacional de Águas; José Pedro Soares Martins, escritor especializado em meio ambiente; Manuel Manrique, da ONU Habitat e Rui Gonçalves, da Globo News.
Todos os finalistas serão homenageados com o troféu da premiação, além do prêmio em dinheiro concedido ao primeiro e segundo lugares de cada categoria, de R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. A cerimônia ocorrerá na cidade de Piracicaba, nesta sexta-feira, 22.
Os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí completam em 2013 duas décadas de intenso trabalho no sistema de gestão dos recursos hídricos. Há 20 anos, acompanham, avaliam as políticas e as tomadas de decisões em benefício das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ).
O Prêmio Yara de Comunicação 2013 celebra os 20 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ); os 10 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ Federal) e os cinco anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba-Jaguari (CBH-PJ).
0 Comentários