Saber se o seu imóvel precisa de retificação de área envolve verificar se há diferença entre as medidas reais do imóvel e as que constam no registro (matrícula) ou no cadastro do Incra (em caso de imóveis rurais).
Confira alguns sinais de que seu imóvel pode precisar de retificação de área:
- Se você mandou fazer um levantamento topográfico e as medidas não batem com as que constam na matrícula do imóvel.
- Vizinhos indicados na matrícula não existem ou estão errados;
- Rumos e distâncias nas descrições não fecham corretamente o perímetro.
- Desde 2003, o georreferenciamento é obrigatório para desmembramento, parcelamento ou transferência de imóveis rurais, conforme o cronograma do Incra.
- Matrículas que mencionam medidas “mais ou menos” ou sem coordenadas precisas (“medindo cerca de...”, “confronta com fulano...”).
- O cartório ou comprador exige um levantamento atualizado;
- Não consegue averbar benfeitorias ou obter licenças por divergências de área.
Para confirmar se a retificação é necessária, consulte um advogado especializado para te orientar da melhor forma. Ele pode avaliar a necessidade e orientar se será preciso usar o procedimento administrativo (via cartório) ou judicial.

Francislaine Matrone é advogada inscrita na OAB/SP sob o nº 450.872, especialista em Direito Imobiliário, Direito Notarial e Registral e Direito do Agronegócio, atuante em Bragança Paulista e região, além de membro das Comissões de Direito Imobiliário e da Jovem Advocacia da OAB/SP - 16ª Subseção de Bragança Paulista.
***
0 Comentários