Condephac é favorável a mudanças na Praça 9 de Julho, mas faz sugestões ao Executivo

Além disso, projeto executivo e memorial descritivo da obra devem ser encaminhados para nova análise do conselho

 

Na noite de quarta-feira, 6, membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Bragança Paulista (Condephac) se reuniram, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a fim de discutir e emitir um parecer sobre a proposta da Prefeitura de promover alterações na Praça 9 de Julho.

O parecer foi favorável, pois os conselheiros entendem que a alteração apresentada pelo Poder Executivo visa a melhorar o trânsito no entorno da praça. Contudo, algumas sugestões foram feitas.

O projeto apresentado pelo Executivo pretende suprimir a praça ao longo de toda a sua extensão em um dos lados, com o objetivo de alargar as faixas de rodagem para melhora do fluxo de veículos. O Condephac propôs que, em vez disso, haja o deslocamento, compensando o lado oposto ao suprimido. Também foi sugerido que a Prefeitura realize a revitalização da praça e do entorno, com substituição do piso atual por bloquete permeável, além de nova iluminação e paisagismo.

A intenção dos conselheiros é que a pavimentação e o calçamento da rua oposta recebam o mesmo tipo de material, o bloquete permeável, baseado no conceito de “espaço compartilhado”.

O Condephac pediu ainda uma definição e cuidado quanto ao local e forma de exposição do monumento aos Combatentes da Revolução de 1932, tombado pelo decreto nº 13.497/2005, o que também deve ser feito com a antiga locomotiva, a qual os conselheiros sugerem que seja realocada para algum ponto na própria praça.

Aliás, o fato de o monumento aos Combatentes da Revolução de 1932, que está instalado na Praça 9 de Julho, ter sido tombado foi que ocasionou a necessidade de apreciação do projeto de alterações no local pelo Condephac.

Todo imóvel ou no caso, monumento, tombado tem um raio de proteção do entorno de, no mínimo 150 metros, criando um corredor de proteção histórico, artístico e cultural. Por isso, demolições, construções ou reformas em imóveis ou logradouros públicos, como no caso da praça em questão, devem ser submetidas à apreciação do Condephac.

Os conselheiros também decidiram, na reunião dessa semana, solicitar ao Executivo que envie ao conselho o projeto executivo e o memorial descritivo da obra, para nova análise.

O Condephac se reúne todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, às 18h30.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image