Movido por um mesmo ideal, grupo de mães se une e busca assegurar os direitos civis de seus filhos autistas. O objetivo principal é viabilizar na cidade um Núcleo de Atendimento ao Autista. Um local que, segundo elas, seja diferenciado, com um atendimento personalizado e que reúna profissionais especializados como fonoaudiólogo, psicopedagogo e terapeutas ocupacionais. O movimento conta com o apoio da vereadora Fabiana Alessandri, que desde o início do ano se juntou à causa e vem promovendo eventos e encontros com esse propósito. Na quarta-feira, 10, a reivindicação foi levada ao prefeito Fernão Dias.
Clélia Oliveira Santos, uma das mães, explicou que atualmente as dificuldades enfrentadas são grandes. “Envolve tanto as questões de saúde, quanto educacional e de transporte”. Ela acredita que se o núcleo fosse viabilizado, esses problemas diminuiriam. “Tudo o que nossos filhos precisam para o tratamento estaria concentrado em um único local. Além de evitar transtornos com locomoção, teríamos profissionais preparados para prestar um serviço personalizado”.
De acordo com ela, atualmente, o transporte oferecido pela Prefeitura é destinado apenas para a equoterapia e ainda está com superlotação. “A intenção é obter o direito ao passe livre, tanto para mães, quanto para as crianças”, esclareceu. Entre outras questões, ressaltou que, na área educacional, as crianças não contam mais com acompanhamento de professores especializados e que o atendimento psicológico no Núcleo de Apoio e Aprendizagem é oferecido apenas às crianças da rede municipal. Na área de saúde, Clélia Santos relatou algumas das dificuldades como a de agendamento de consultas com especialistas, como neuropediatra e até para fazer exames simples como coleta de sangue. “Nem sempre a atendente está preparada para fazer a coleta de um autista. E isso deixa-os mais apreensivos”, acrescentou ao contar.
O prefeito se demonstrou solidário à causa e assumiu o compromisso de estudar uma forma de amenizar os problemas. Fabiana Alessandri agradeceu a atenção do prefeito, manifestou sua confiança na Administração e reafirmou seu propósito de se manter firme no trabalho até que o núcleo seja viabilizado. A vereadora ainda elogiou a dedicação das mães. “Vocês são mulheres apaixonadas, destemidas e possuem uma força inexplicável, capaz de transpor qualquer barreira. São mães com uma causa e movidas pelo amor. Contem com meu apoio”.
CAMINHADA
No domingo, 21, o grupo de mães dos autistas organiza a caminhada no entorno do Lago do Taboão. A data foi escolhida pela proximidade com o Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho. A ação acontece das 9h às 13h e é aberta ao público.
0 Comentários