O Fundo Social de Solidariedade de Bragança Paulista, presidido pela primeira-dama Rosângela Leme, arrecadou mais de 30 mil brinquedos neste ano e levou alegria a crianças de cerca de 30 bairros na cidade.
O Jornal Em Dia conversou com Rosângela na última segunda-feira, 22, quando ela contou que a ação foi diferenciada, pois, em vez de percorrer os lugares com o trenó do Papai Noel e renas, como no ano passado, em 2014 os presentes e o Bom Velhinho chegaram a seu destino por meio de um micro-ônibus cedido pela empresa Nossa Senhora de Fátima e assim realizaram o “Natal nos Bairros”.
O veículo foi todo enfeitado por funcionários do Fundo Social e percorreu os mais diversos pontos da cidade, lotado de presentes. “Nós colocávamos os presentes no micro-ônibus e íamos para determinado bairro. O mais interessante é que, quando parávamos, poucas crianças vinham ao nosso encontro, mas, em pouco tempo, mais e mais crianças apareciam e tudo virava festa”, contou a primeira-dama do município.
Rosângela disse que foi interessante observar que muitas crianças não estavam tão interessadas nos presentes quanto em dar um abraço no Papai Noel. “Muitas vinham, abraçavam o Papai Noel e saíam sem pegar o brinquedo, aí a gente chamava de volta para pegar. Deu para perceber que muitas vezes a carência é mais do carinho, do calor humano do que de presentes”, afirmou.
A equipe do Fundo Social de Solidariedade visitou os bairros: Marina; Guaripocaba dos Souza; Guaripocaba; Torozinho; Toró; Maranata; Darcilândia; Jardim do Cedro; Santa Lúcia; Recanto dos Pássaros; Jardim Águas Claras; Henedina Cortez; Lago do Moinho; Nova Cidade; Jardim Fraternidade; Parque dos Estados; Planejadas I e II; Chácaras Julieta Cristina; Cruzeiro; CDHU Saada Abi Chedid; Vila Garcia; Jardim Maranata; Jardim São Miguel; Jardim Iguatemi; Vista Alegre; Green Park; Racanto Amapola e também a ONG Viva Vila.
“Desde sábado, 20, estamos entregando os presentes praticamente sem parar. Começávamos às 8h e íamos até umas 14h, parávamos pra almoçar e recomeçávamos lá pelas 15h, só parando às 19h, quando já estava anoitecendo”, explicou a presidente do Fundo Social bragantino.
A equipe do Fundo Social também passou pelas ruas centrais da cidade, nessa segunda-feira, 22, quando o Papai Noel foi a sensação da garotada, que quis abraçar e tirar fotos com o Bom Velhinho.
De acordo com Rosângela, a ação solidária deste ano foi mais abrangente, porque mais bairros foram visitados. Além disso, em alguns locais onde já havia festas de Natal programadas, foi possível fazer a entrega na mesma data, tornando a iniciativa ainda mais calorosa.
A reportagem quis saber da primeira-dama, então, se houve algum momento marcante nesses dias e ela contou que sim. Na Marina, conforme relatou, um menino de quatro anos se aproximou do Papai Noel e quando perguntado sobre o que gostaria de ganhar no Natal, respondeu: “minha mãe”. Emocionada, Rosângela disse que a mãe do garoto havia morrido há uma semana e que a avó estava cuidando dele e de mais oito irmãos.
A partir daí a conversa já não tinha mais outro rumo senão caminhar para o final, pois a emoção tomou conta de ambas as partes.
A primeira-dama fez questão de registrar seu agradecimento a todos que colaboraram para que a iniciativa ocorresse neste ano e deixou uma mensagem a todos os leitores: “Desejo que as pessoas, neste Natal, não se esqueçam do principal: a celebração do nascimento de Jesus. Que todos possam estar unidos em família, em paz, e que sejam tocados pelo verdadeiro espírito do Natal”.
0 Comentários