Na manhã de sexta-feira, 9, foi realizado o encerramento do curso de Cultivo de Tomate Orgânico, oferecido pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios, em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Bragança Paulista.
Na ocasião, o vice-prefeito, Amauri Sodré, representando o prefeito, Jesus Chedid, e a secretária de Desenvolvimento dos Agronegócios Gislene Bueno, estiveram no Sítio São Cosme e Damião, no Bairro Estiva do Agudo. O local foi disponibilizado pelo presidente da associação de moradores do bairro, Rogério Teixeira, para a realização das aulas.
O curso teve início no dia 7 de junho, com aulas práticas e teóricas, ministradas pela engenheira agrônoma e instrutora do Senar, Flávia Sellmer Antoni. A capacitação foi dividida em seis módulos: preparo de solo; plantio; condução da planta; pragas, doenças e tratos culturais; colheita e comercialização.
Amauri Sodré e Gislene parabenizaram os quinze alunos concluintes do curso, conheceram a horta e as dependências do sítio e informaram que agendarão uma solenidade no gabinete do Executivo para a entrega dos certificados de conclusão de curso. O vice-prefeito também informou que a Administração Municipal está aberta a novas parcerias de cursos para o produtor rural.
“O curso teve um excelente aproveitamento, haja vista que esta turma foi muito participativa, colaboraram com todas as dinâmicas realizadas e colocaram a mão na terra. Os frutos ainda estão verdes, mas estarão prontos para a colheita entre dez e 15 dias. Hoje colocamos toucas cirúrgicas nos tomates que estão no pé para protegê-los dos insetos”, disse a instrutora Flávia Sellmer Antoni.
CERTIFICADOS DO CURSO DE ARTESANATO COM FOLHAS NATURAIS SÃO ENTREGUES
Já na tarde de sexta-feira, 9, foi realizada a entrega de certificados do curso de Artesanato com Folhas Naturais, aos dezesseis alunos que participaram da oficina. A iniciativa também é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).
As aulas foram realizadas nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), de 6 a 9 de novembro, durante o dia todo. A professora responsável foi Carmen Lúcia Ap. Borges. No decorrer do curso, os alunos usaram folhas de abacate, de manga e pata de vaca, além de produtos como soda, anilina ortoquímica e cola para a produção de anjos de natal, decoração de caixas de MDF, entre outros trabalhos que poderão ser feitos com as técnicas aprendidas.

Vale ressaltar que o Senar oferece mais de trinta cursos gratuitos para produtores rurais em Bragança Paulista. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural, localizado na Rua Cândido Moraes Leme, nº 455, ou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, que fica nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa. Para mais informações: ligue: (11) 4034-0440 (Sindicato) ou (11) 4035-7670 (Secretaria).
0 Comentários