Neste domingo, 20, é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Em muitos municípios, foi instituído feriado a fim de conscientizar a população sobre a importância do povo negro para a história do Brasil, bem como a influência exercida por ele.
Em Bragança Paulista, o feriado da Consciência Negra foi instituído no ano de 2009, por meio do Projeto de Lei 96/2009, de autoria dos então vereadores Toninho Monteiro e Mário B. Silva. A aprovação da proposta foi árdua e só ocorreu porque ela passou a valer apenas a partir de 2010 e, ainda, porque estipulava que o feriado seria antecipado para as segundas-feiras, quando caísse nas terças e quartas, e adiado para as sextas-feiras, quando caísse nas quintas.
Em 2016, por meio do Projeto de Lei 42/2016, de autoria dos vereadores Juzemildo Albino da Silva e Quique Brown, essa condição foi extinta, possibilitando que o feriado seja sempre celebrado exatamente na data de 20 de novembro.
Para comemorar essa importante data, a Prefeitura de Bragança Paulista preparou uma programação cultural, com shows musicais, palestras, exposições artísticas, sessões de cinema, entre outras atividades que vão enfatizar o protagonismo negro. A iniciativa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo, é completamente gratuita e conta com atrativos até o dia 30 de novembro. Confira as próximas atrações:
PROGRAMAÇÃO
Dia 19 (sábado)
Exposição Litúrgica de Matriz Africana
Horário: das 10h às 17h
Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
Apresentações e atividades
Horário: a partir das 14h
Local: Praça da Poesia Poeta Oswaldo de Camargo
O evento contará com Cia Magic Street Dance, Cia Malungos do Baque, grupo “A Rede do Samba”, feira afro, artesanato, lançamento dos livros “O carro do êxito” e “30 poemas de um negro brasileiro” do poeta Oswaldo de Camargo.
Dia 20 (domingo)
Caminhada Zumbi dos Palmares
Horário: Concentração às 8h e saída às 9h
Trajeto: Praça Princesa Isabel (Praça do Rosário) até o Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
Exposição Litúrgica de Matriz Africana
Horário: das 10h às 17h
Local: Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid
Dia 23 (quarta-feira)
Sessão de Cinema Pontos MIS – Filme “Selma: Uma Luta pela Igualdade”
Local: Mini Mis – Av. Alpheu Grimelo, 50, Taboão
Horário: 18h30
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Drama/Obra de Época
Entrada gratuita
Dia 30 (quarta-feira)
Sessão de Cinema Pontos MIS – Filme “Infiltrado na Klan”
Local: Mini Mis – Av. Alpheu Grimelo, 50, Taboão
Horário: 18h30
Classificação indicativa: 14 anos
Gênero: Drama/Crime
Entrada gratuita
0 Comentários