Na última terça-feira, 17, o vice-prefeito Amauri Sodré, acompanhado dos secretários municipais André Monteiro (Obras e Habitação) e Rodrigo Demattê Angeli (Desenvolvimento Econômico), participou de reunião agendada e acompanhado pelo deputado estadual Edmir Chedid, na Secretaria de Estado da Habitação, com o secretário Flávio Amary, o diretor técnico do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) empresa do governo estadual, vinculada à Secretaria da Habitação, entre outras autoridades.
Na ocasião, foram apresentadas as demandas de Bragança Paulista sobre o déficit de moradias populares no município e as propostas de terrenos que estão em condições de serem implantados núcleos populares. Na sequência, esteve com os representantes do CDHU, Fernando Latta, superintendente de projetos, e Marco Antônio, gerente de projetos, analisando terrenos no município para a implantação do Projeto Vila Dignidade em Bragança Paulista.
A reunião contou, ainda, com as presenças de lideranças de quatro municípios da Região Bragantina: Mauro Garcia, prefeito de Joanópolis, Douglas Augusto, prefeito de Itatiba, Jair Fernandes Gonçalves, prefeito de Tuiuti, e Fábio Polidori, vice-prefeito de Pedreira.
“Estive representando o prefeito Jesus Chedid nessa importante reunião agendada e acompanhada pelo deputado estadual Edmir Chedid, com o secretário Flávio Amary, da Habitação, e sua assessoria. Mostramos as situações, demandas, pendências e déficit habitacional de Bragança e conversamos sobre o Projeto Vila Dignidade. Acreditamos que teremos retornos positivos dessa reunião que virão ao encontro dos anseios de nossa comunidade com implantação de novas moradias populares e a Vila Dignidade para os idosos. Somos gratos ao deputado Edmir pelo total apoio que tem nos dado e nos colocado em contato com os secretários estaduais para buscarmos cada vez mais melhorias para nossa cidade”, declarou Amauri Sodré.
Na última quinta-feira, 19, o governo estadual confirmou o repasse de R$ 3,1 milhões para a construção de moradias populares em Bragança Paulista. Os imóveis integram o Programa Vila Dignidade, instituído com a finalidade de ampliar as unidades habitacionais especialmente projetadas para os idosos.
No total, serão construídas 28 moradias populares numa área pública que será definida e doada pela administração pública municipal à Secretaria de Estado da Habitação. O núcleo habitacional contará com área de lazer e centro de convivência. “Os moradores contarão ainda com acompanhamento social permanente visando atender suas necessidades e bem-estar”, disse Edmir Chedid.
De acordo com o parlamentar, a intenção é viabilizar moradia digna para o idoso independente, prevenir o asilamento e fortalecer o protagonismo dos municípios em seu papel de provedores e articuladores dos serviços necessários à atenção integral ao idoso. “Na prática, estaremos promovendo o respeito aos idosos que não possuem condições para pagar por uma moradia”, afirmou.
O convênio entre prefeitura de Bragança Paulista e governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Habitação, deverá ser firmado em outubro. “A expectativa é de que até o fim do ano possamos licitar as obras do Programa Vila Dignidade. As 28 unidades serão modernas e adaptadas inclusive aos idosos com mobilidade reduzida ou deficientes físicos”, completou.
BENEFICIADOS
O futuro morador da Vila Dignidade Bragança Paulista terá que ter 60 anos de idade ou mais, ser independente para a realização das tarefas diárias, possuir renda mensal de até dois salários mínimos, não possuir vínculos familiares sólidos ou ser só, e morar há pelo menos dois anos no município. Casais idosos em situação de vulnerabilidade social também poderão ser atendidos.
0 Comentários