Recentemente, a Divisão de Imprensa da Prefeitura divulgou que ruas estavam sendo abertas na região do Jardim Águas Claras. Porém, em um passeio pela cidade, nessa segunda-feira, 9, o Jornal Em Dia, acompanhado da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Serviços, constatou que são várias as vias públicas que já foram abertas e estão em condições de tráfego, bem como as que ainda estão recebendo reparos para serem disponibilizadas à população.
Na área da antiga Austin, desocupada em maio deste ano, já havia uma rua que dá acesso à Rodovia Capitão Barduíno. O foco da Secretaria de Serviços foi limpar o mato que havia tomado o local e retirar lixo e entulhos que se acumularam após o longo tempo de ocupação irregular. Já havia guias nessa via, que agora está em perfeitas condições de tráfego e pode servir como uma alternativa para os motoristas que desejem fugir do congestionamento que se forma do trevo da Bragança/Tuiuti, especialmente nos fins de tarde.
Outra via pública que já existia, mas carecia de manutenção, é a que passa ao lado da antiga Austin, contornando a região do Uberaba, onde um curso d’água estava praticamente invisível pela quantidade de mato. A secretaria executou a limpeza e deixou a rua em condições de uso.
Ainda nas imediações, foi feita a recuperação de outra rua, pela qual é possível ter acesso ao Popó. No local, por onde também passa um curso d’água, a Secretaria de Serviços construiu uma ponte e, assim, deu à população uma alternativa para acesso à nova UPA (Unidade de Pronto-atendimento), construída na Vila Davi. De acordo com a assessoria da pasta, a ponte foi planejada para suportar o tráfego pesado, como de caminhões e ônibus, e já pode ser usada.
Partindo para a região do Jardim Águas Claras, a reportagem encontrou máquinas da Prefeitura trabalhando próximo à Avenida Atílio Menin, no conhecido Morro da Avisco (Avicultura Comércio e Indústria S/A). Os funcionários trabalham do lado esquerdo, onde já existe uma via pública que dá acesso ao Jardim Morumbi e Jardim do Cedro. Lá, eles estão nivelando o terreno para abrir uma nova rua, fazer uma espécie de bifurcação, que vai permitir aos motoristas fazerem o trajeto do Jardim do Cedro ao Jardim Águas Claras.
Já na Avenida Atílio Menin, a extensão da área que será duplicada já está demarcada. A antiga granja Avisco foi desapropriada no ano de 2012. Há empresários com intenção de construir empreendimentos imobiliários naquela região, porém, um embargo do Ministério Público proibiu a construção de mais moradias e, consequentemente, o crescimento dos bairros do entorno, devido à falta de mobilidade.
A Prefeitura acredita que, com o alargamento da Atílio Menin e abertura de novas vias públicas naquela localidade, será possível suspender o embargo e, com isso, liberar a construção dos empreendimentos imobiliários.
No Parque dos Estados, uma via importante está sendo aberta. Ela ligará o bairro à Rodovia Capitão Barduíno, saindo ao lado do Poupatempo. Nesse trecho, o espaço já está aberto. A limpeza do mato está sendo feita e em seguida devem ser empreendidos esforços no sentido de asfaltar a rua.
Algumas dessas obras estão sendo feitas em parceria com empresas. A Terga, por exemplo, que está executando trabalhos no Henedina Cortez, está aproveitando a terra que está sendo retirada na antiga Avisco e levando-a para o local onde estão sendo construídos apartamentos do Conjunto Nicola Cortez.
Há possibilidade de parcerias público-privadas também em outras fases das obras, adiantou a assessoria de imprensa da Secretaria de Serviços, que ressaltou que não se tratam de projetos com término previsto, mas que vão trazer melhorias para a malha viária da cidade e para a população como um todo em longo prazo.
0 Comentários