A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Escola Permanente de Governo e Secretaria de Educação, deu início, na última terça-feira, 29, a uma série de palestras com foco jurídico e comportamental para mais de 1.800 profissionais, entre professores, gestores e funcionários da rede municipal. Como parte do ciclo de capacitação técnica de combate ao bullying, as palestras foram realizadas no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (Napa).
A capacitação ocorreu entre terça, 29, e quinta-feira, 31, nos períodos da manhã e da tarde. “O foco e objetivo desse evento é sensibilizar e identificar na rede de ensino alunos com traços de bullying, sofrendo ou praticando, tanto em seus relacionamentos na escola, quanto na sua rede familiar, com a finalidade de conscientização, prevenção e combate a prática de assédio moral e intimidação sistemática”, explicou o secretário especial de Gabinete e responsável pela Divisão de Recursos Humanos, Maurício Arnaldo Cunha.
De acordo com a Administração, esse é um projeto de longo prazo que acontecerá durante todo o ano, envolvendo profissionais da educação, alunos, pais ou responsáveis e toda comunidade. Os educadores participarão de dez encontros durante o ano: para os pais e responsáveis serão oferecidas 68 palestras; os estudantes de todas as unidades escolares receberão teatro interativo e contação de histórias; durante o Festival de Inverno 2019, a população poderá prestigiar um teatro sobre o tema e, finalizando o ano, será realizado um workshop para apresentação dos resultados obtidos ao longo do ano com essa ação.
Os responsáveis por ministrar as palestras foram os idealizadores do programa CombateaoBullying.com, Eduardo Toledo, administrador de empresas, ator teatral, pós-graduando em Psicopedagogia e proprietário da Bliss Consultoria, que aborda o aspecto comportamental do assunto, e Gustavo Montagnana, advogado, especialista em Direito Educacional e Administrativo, que abordará a parte jurídica. Ao final, todos os participantes receberam certificados.
A capacitação é fornecida de acordo com a Lei Federal nº 13.185/2015, que estabelece o Programa de Combate a Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o Brasil, e a Lei Municipal nº 4.573/2017, projeto de autoria da vereadora Beth Chedid, que instituiu a Semana Municipal de Conscientização sobre o Combate ao Bullying.
0 Comentários