Foto: Divulgação
news-details
Cultura

Edweine Loureiro lança seu nono livro

 “Crônicas de um Latino Sol Nascente” lança um olhar que transporta o leitor a dois mundos aparentemente antagônicos, mas que o premiado autor considera igualmente fascinantes

Nessa quinta-feira, 15, o escritor e colunista do Jornal Em Dia, Edweine Loureiro, lançou, em um evento realizado nas redes sociais, seu nono livro, denominado “Crônicas de um Latino Sol Nascente”. A obra lança um olhar que transporta o leitor a dois mundos aparentemente antagônicos, mas que o premiado autor considera igualmente fascinantes: Brasil e Japão. A reportagem conversou com Edweine, que contou como nasceu esse projeto e o que ele significa em sua carreira.

“Sempre gostei de escrever crônicas. As primeiras foram em uma oficina chamada Desafio dos Escritores, em que as duas edições em que participei fui premiado em primeiro e segundo lugares. Daí não parei mais de escrever crônicas, principalmente tentando apresentar um ponto de vista diferente, não estereotipado, do Japão, onde moro desde 2001. A primeira oportunidade de mostrar essas crônicas foi no Correio do Porto, em Portugal, que levou em 2019 ao convite feito pelo Jornal Em Dia. Assim, fui reunindo as crônicas que escrevi e, aliadas a outras inéditas, fiz Crônicas de um Latino Sol Nascente, cujos originais mandei para o Concurso da UBE-RJ, que, em 2019, obtiveram o Prêmio Alejandro Cabassa, para o segundo melhor livro de crônicas. O primeiro lugar foi justamente o meu editor, André Kondo, a quem encontrei pela primeira vez em 2015, também para uma cerimônia de premiação da UBE-RJ. Depois nos encontramos novamente em 2016, e, este ano, no Japão. Em 2016, André estava iniciando a Telucazu Edições, e, na ocasião, falamos na possibilidade de ele publicar um livro meu - acordo que se concretizou em fevereiro de 2020, quando nos encontramos no Japão”, explica.

O título Crônicas de um Latino Sol Nascente, segundo o autor, tem vários significados. “É a brasilidade misturada à cultura japonesa. É a representação de meu filho, Endi, nascido em fevereiro de 2019. Mas é também a representação do meu próprio nascimento, como imigrante latino, quando pisei o solo japonês pela primeira vez”, revela.

Para Edweine, este é o livro mais importante e o mais bem elaborado de sua carreira literária, que completa 20 anos. “Tenho muita esperança de que, sendo o primeiro livro que escrevo sobre o Japão, eu possa levar o leitor a uma viagem diferente pelo país que aprendi a amar: a Terra do Sol Nascente”, conclui.

Os interessados podem saber mais detalhes sobre a obra e adquirir o livro pelo link: https://kondo.lojaintegrada.com.br/cronicas-de-um-latino-sol-nascente-edweine-loureiro.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image