O cenário político em Bragança Paulista para as eleições marcadas para o dia 6 de outubro parece estar definido. Na segunda-feira, 5, foi realizada a última convenção, com coligações formadas e candidatos escolhidos para prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Ao todo, Bragança conta com cinco chapas que almejam os cargos de prefeito e vice, respectivamente: José de Lima e Basílio Zecchini; João Carlos Carvalho e Eduardo Guimarães (Guima); João Afonso Sólis e Dr. César Alves; Tânia Clemente e Fátima Guimarães; e Edmir Chedid e Gi Borboleta. As candidaturas só se tornarão oficiais a partir de quinta-feira, 15 de agosto, quando deverão ser registradas.
Com os candidatos escolhidos e registrados, a campanha eleitoral está autorizada a começar na próxima sexta-feira, 16. No entanto, o horário político gratuito em rádio e TV começa apenas no dia 30 de agosto e se estenderá até o dia 3 de outubro, contando 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno das Eleições Municipais de 2024.
O Jornal Em Dia Bragança tem acompanhado, desde o ano passado, as negociações dos partidos para chegar aos nomes atuais, bem como as convenções e os bastidores da política local, divulgando as escolhas dos candidatos.
O primeiro nome a ser oficializado em convenção foi da coligação PSD, com mais cinco partidos: Avante, PRTB, Mobiliza, PMB e a Federação PSDB/Cidadania, que terão como representante majoritário o ex-prefeito José de Lima e o ex-vereador Basílio Zecchini. A convenção ocorreu no dia 21 de julho.
Na semana seguinte, no dia 28, foi a vez da coligação “Bragança Paulista Pode ir Além”, dos partidos Solidariedade e Democracia Cristã, oficializar os nomes de João Carlos Carvalho, ex-presidente da Câmara de Bragança Paulista, e de Eduardo Guimarães (Guima).
Já na sexta-feira, 2 de agosto, o Partido Podemos realizou a convenção e o nome do ex-prefeito João Afonso Sólis, o Jango, foi ratificado pelo partido como candidato a prefeito. Dr. César Alves, do partido Agir 36, foi confirmado como candidato a vice na chapa majoritária da coligação Podemos e Agir 36.
No sábado, 3, a Frente de Esquerda Bragantina,composta pelos partidos PSOL, PT, PV, Rede, PC do B e PCB, confirmou a candidatura da assistente social Tânia Maria Guelpa Clemente para prefeita, indicada pelo PSOL, e da professora Fátima Guimarães, indicada pelo PT, para vice.
E na segunda-feira, 5, último dia para a realização das convenções partidárias, sob grande expectativa e com a presença de centenas de pessoas no salão do Hotel Villa Santo Agostino, a coligação do Grupo Chedid, composta por nove partidos (União Brasil, MDB, PDT, PL, PRD, Progressistas, Cidadania, PSB e Republicanos), anunciou que o deputado Edmir Chedid aceitou o convite do grupo e dos partidos aliados, e será o candidato a prefeito de Bragança Paulista. A presidente da Câmara, Gislene Cristiane Bueno (Gi Borboleta), concorrerá como vice.
Agora, as atenções se voltam para a campanha eleitoral, que, no final da próxima semana, já vai estar nas ruas e promete ser disputada e movimentada. Os eleitores bragantinos terão a oportunidade de conhecer as propostas e ideias de cada candidato para a Bragança e, assim, escolher os melhores para governar o município nos próximos quatro anos.
0 Comentários