Em Dia com o Leitor: munícipe externa reclamação sobre avenida e condomínio

Na última terça-feira, 29, a redação do Jornal Em Dia recebeu um e-mail da leitora Denise Aparecida. Ela registra reclamações quanto às condições da Avenida Luís Nóbrega de Oliveira, no Portal das Estâncias, e também sobre o Condomínio Villa Rica. Acompanhe:

“Senhores (as), bom dia!

Minha denúncia é referente ao Condomínio Villa Rica e às vias de acesso deste condomínio, que fica situado na Av. Luís Nóbrega de Oliveira, Chácara Portal das Estâncias, nesta cidade de Bragança Paulista/SP – CEP:12915-030.

Ocorre que a pavimentação da Av. Luís Nóbrega de Oliveira mais parece uma pista de teste de resistência de montadoras de veículos, de tanto buraco e remendo na fina camada de “asfalto eleitoral/eleitoreiro”, se é que podemos chamar aquilo de asfalto.

A vegetação extremamente crescida dos terrenos abandonados ao longo de toda a via, cujos matos invadem a estreita avenida, causam risco de atropelamentos e graves acidentes entre veículos, principalmente durante a noite, uma vez que apenas cerca de 1/5 desta avenida é iluminada. Sem contar a falta de calçada para o volumoso número de pedestres que transita pelo local, que aparentemente foi abandonado pelo poder público municipal.

Saliento que na Av. Luís Nóbrega de Oliveira há até inscrições no “asfalto” questionando sobre alguma promessa, que acredito eu deve ter sido feita pelo atual prefeito quanto à substituição do deteriorado “asfalto”. Frase pichada no solo: “SR. PREFEITO, CADÊ O NOSSO ASFALTO NO-VO?”. Faltam cerca de 100 (cem) metros para o “asfalto” chegar até a entrada do condomínio.

Outros problemas da Av. Luís Nóbrega de Oliveira são o lixo e os restos de vegetação espalhados ao longo da via, o que faz com que os pedestres andem ainda mais no meio da avenida, disputando lugar com os carros. Esses últimos empenham-se em desviar dos buracos, remendos mal feitos no “asfalto”, vegetação que adentra a via, etc... Até parece brincadeira, até dá vontade de rir para não chorar, mas a situação é séria, as coisas estão difíceis por lá... O ponto de ônibus virou um matagal!

NO INTERIOR DO CONDOMÍNIO VILLA RICA: Por algum motivo cuja resposta não tenho, os moradores de lá estão entulhando seus restos de obras nas “calçadas” (ou pelo menos onde deveria ter calçadas).

Acontece que pilhas de tijolos, blocos, telhas e entulhos são depositados nas “calçadas”, fazendo com que os pedestres tenham que sair na rua para conseguir continuar seu caminho. E pasmem, senhores (as), os menores terrenos de lá são de 1.850m² (um mil oitocentos e cinquenta metros quadrados), mas mesmo assim os proprietários entulham seus restos de materiais nas calçadas.

Infelizmente, a administração do condomínio adota a mesma postura e também entulha seus restos nas “calçadas”, ou seja, além de não cobrar seus moradores, o condomínio adota a mesma postura, depositando blocos do muro que foi construído há anos, bloquetes da pavimentação da via interna, guias de calçadas que foram adquiridas para substituir as quebradas e mesmo após mais de um ano continua jogada, impedindo o trânsito de pedestres. Mourões de concreto das antigas cercas, pedras, pedregulhos, montes de areia e terra, etc... Tudo onde deveria ser o local de passeio do pedestre.

Coloco calçada entre aspas pois no Villa Rica também não há qualquer manutenção das calçadas, seja pelos proprietários das casas, dos lotes ou pelo condomínio. Sei que a lei municipal determina que cada proprietário faça a manutenção em sua calçada, além do estatuto e regulamento interno, contudo, na maioria do Condomínio Villa Rica, ou as calçadas estão obstruídas por materiais ou elas simplesmente não existem.

Outro ponto no interior do condomínio: muitos dos lotes/terrenos vazios estão abandonados e com restos de obras em seu interior, o que faz com que o local fique um verdadeiro criadouro de animais peçonhentos, como cobras e escorpiões... Escorpiões são muito frequentes pelo Villa Rica e tais entulhos e o descaso pioram ainda mais a situação.

Certos proprietários ainda mandam cortar a vegetação de seu terreno, contudo, não limpam, não retiram os restos de obras do interior de seus terrenos abandonados, deixando os matos sobre tais entulhos, o que não adianta de nada...

“Casinhas de obras” despedaçadas e desmoronando são comuns por lá, assim como tantas outras problemáticas neste sentido.

Não sei se vocês também podem ajudar de alguma forma adotando providências cabíveis no que passo a relatar: No Villa Rica, é proibida a construção de mais de uma casa por lote, ou seja, é para um ambiente unifamiliar. Porém, neste momento, duas outras casas estão sendo construídas em lote onde já existe uma residência, ou seja, lá há um arquiteto/engenheiro que deveria aprovar ou deixar de aprovar a condição de ocupação/construção dos lotes, entretanto, ou ele não está sendo consultado e a administração está sendo omissa ou ele está aprovando o que não poderia ser aprovado e a administração continua sendo omissa.

Destarte, pela Av. Luís Nóbrega de Oliveira e pelo Condomínio Villa Rica, solicito providências no que lhe couberem, manutenção da parte pública (iluminação pública, substituição do “asfalto”, colocação de calçadas, limpeza das vias públicas e dos terrenos abandonados, desobstrução das calçadas) e a devida notificação/multa dos particulares (Administração do Condomínio Villa Rica e demais particulares), obrigando-os a retirar os entulhos das calçadas, realizar a manutenção das calçadas, colocar calçadas onde não há, limpeza dos terrenos com a devida retirada dos entulhos, entre outros que os senhores (as) julguem necessários para a melhoria das condições de higiene e vida da sociedade bragantina que reside e ou frequenta tais locais.

Mais uma vez, solicito providências, conto com a colaboração dos senhores e peço desculpas por me alongar!

Denise”.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image