Empresário apresenta projeto para implantar crematório de animais na cidade

A Prefeitura de Bragança Paulista informou que recebeu, na quinta-feira, 22, um projeto para a implantação de um Crematório Municipal de Animais. A iniciativa foi do empresário Rogério Moraes Torres, que, acompanhado do vereador Miguel Lopes, se reuniu com o prefeito João Afonso Sólis (Jango) e secretários municipais no gabinete do Palácio Santo Agostinho.

De acordo com informações divulgadas pela Divisão de Imprensa da Prefeitura, o Poder Executivo já está autorizado a promover a terceirização dos serviços de apreensão, estadia e liberação de animais, da execução dos serviços de cemitério de animais ou de crematórios de animais. Isso porque foi sancionada pelo prefeito Jango uma modificação na lei municipal 3.201, de 1º de setembro de 1999, que dispõe sobre o controle da população de animais. Essa alteração foi aprovada pela Câmara Municipal na forma de projeto de lei de autoria do vereador Miguel Lopes.

Como a lei permite que a iniciativa privada execute tais atividades, o empresário Rogério Morais apresentou o projeto que agora passará para avaliação e pareceres das Secretarias de Planejamento, Assuntos Jurídicos e anuência da pasta de Meio Ambiente.

A proposta deverá ser analisada também pelo Conselho Municipal da Cidade (Concidade). Só após esse trâmite o prefeito poderá publicar decreto, caso haja interesse público, formalizando a iniciativa, entendendo que após construção do crematório uma parceria entre município e o empresário será firmada.

Atualmente, a maioria dos animais mortos é jogada nos rios, em lixões ou enterrada de forma imprópria, de modo a causar riscos de contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

Segundo a Prefeitura, só existem quatro crematórios de animais no estado de São Paulo. A previsão é que o crematório de animais de Bragança Paulista seja construído na Boa Vista.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image