Empresário expõe desejo de implantar crematório de humanos na cidade

Na intenção de expor as vantagens e desvantagens de um e de outro modo de destino para as pessoas que vão a óbito, o empresário Rogério de Moraes Torres esteve na Câmara na terça-feira, 15

 

A Câmara Municipal recebeu, na terça-feira, 15, durante sessão ordinária, o empresário Rogério de Moraes Torres, inscrito na Tribuna Livre pelo vereador Jorge Luís Martin para falar sobre a possibilidade de se implantar um crematório de humanos em Bragança Paulista.

Rogério está construindo na cidade um crematório para animais e explicou algumas vantagens e desvantagens sobre os dois modos de destinação para os mortos.

De acordo com ele, os cemitérios não oferecem nenhuma vantagem. Já as desvantagens são muitas, como: ocupação de grandes áreas, contaminação do solo e da água com o necrochorume, mau cheiro nas imediações, atração de insetos, saturação, alto custo de manutenção e risco à saúde dos funcionários durante a exumação de corpos.

Rogério disse que é possível observar em Bragança que a exumação de corpos está sendo feita antes do período de decomposição, o que aponta que o Cemitério da Saudade está saturado.

O manifestante também falou das vantagens do crematório que, segundo ele, são: ocupação de pequena área; processo ambiental mais correto; não há contaminação da terra, água ou ar; isenção total do mau cheiro, do necrochorume e de fumaça; o processo tem um sistema que queima os gases; as cinzas são totalmente inertes de contaminação; a cremação tem custo menor do que o jazigo e não demanda manutenção mensal; não existe saturação; ausência de riscos a funcionários por exumação.

Os dados divulgados pelo participante da Tribuna Livre são de que apenas 3% dos mortos no Brasil são cremados. No Canadá, esse percentual é de 40%. Ainda segundo Rogério, um jazigo com seis gavetas no Cemitério da Saudade custa cerca de R$ 10 mil.

Sobre o processo de cremação, o empresário garantiu se tratar de procedimento que não causa odor, não há emissão de gases tóxicos e que a tecnologia dos equipamentos utilizados é a melhor do mundo. Conforme detalhou, o corpo que passa por cremação é colocado em equipamento que conta com duas câmaras. Na primeira, ele é colocado à temperatura de mil graus e, na segunda, a 1.200°.

Como empreendedor, Rogério contou que já pesquisou o que ocorreu em outros municípios que instalaram crematórios, seja de humanos ou animais. Ele garantiu que a cidade será projetada nacionalmente pelo fato e atrairá pessoas de todo o país, gerando demanda para a rede hoteleira e de restaurantes. Com o crematório de animais, que dentro de três meses deve ficar pronto na Avenida Alziro de Oliveira, Rogério contou que pretende alcançar os municípios que estão no raio de 250 quilômetros.

Na avaliação de Rogério, implantar um crematório de humanos na cidade custaria aproximadamente R$ 2 milhões. Apesar disso, ele afirmou que se perceber apoio, abraçará a causa. “O problema de Bragança é não ter portas abertas para o empreendedor”, criticou, relatando que em Extrema-MG, há funcionários para atender os empreendedores o tempo todo, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte.

Após responder algumas perguntas dos vereadores, Rogério sugeriu que quando o crematório de animais estiver pronto a Prefeitura pode avaliar a possibilidade de um convênio para a cremação de todos os animais que morrerem na cidade, haja vista que atualmente eles são enterrados em qualquer lugar ou mesmo jogados em terrenos baldios pela população, o que é totalmente negativo em termos ambientais.

O vereador Jorge enalteceu a atuação do empresário em Bragança e apontou que esses empreendimentos serão importantes para a arrecadação do município, bem como para a geração de empregos. Jorge também sugeriu que os vereadores façam um documento manifestando apoio à implantação do crematório e agendem reunião com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hilmar de Moraes, a fim de debater o assunto.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image