Encenação da Paixão de Cristo acontece no dia 3, no Parque dos Estados

Na próxima sexta-feira, 3, a Igreja Católica celebra a Sexta-feira Santa. Com programações diferenciadas, cada comunidade faz a sua releitura sobre a morte de Jesus Cristo. Assim como em vários municípios brasileiros, haverá em Bragança Paulista a encenação do histórico momento da fé cristã.

A encenação da Paixão de Cristo na cidade acontece na região do Parque dos Estados, com colaboração da comunidade interna e externa à Paróquia de Nossa Senhora da Esperança. Neste ano, o evento está marcado para começar às 19h30 e acontecerá no pátio da Igreja Matriz, localizada na Avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto, 1000.

Com apoio da Prefeitura, a encenação deste ano busca refletir sobre a vida em sociedade, com texto elaborado a partir da Campanha da Fraternidade 2015, cujo lema é “Eu vim para servir”.

A Campanha da Fraternidade é promovida pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e tem por objetivo despertar a caridade e a solidariedade na busca do bem comum. Ela ocorre todos os anos durante a quaresma (período entre o fim do Carnaval e a Páscoa) e traz reflexões sobre as fragilidades da sociedade, motivando a meditação, a oração e a transformação.

Quem se interessar em acompanhar a encenação da Paixão de Cristo no Parque dos Estados deve comparecer ao local mencionado, no horário indicado. A apresentação é gratuita.

COMO COMEÇOU

Conforme divulgado no site do evento, a encenação da Paixão de Cristo na região do Parque dos Estados surgiu de um desafio feito pelo Frei Fábio Panini, pároco daquela comunidade católica há cerca de 30 anos.

O grupo de jovens existente então era denominado Shalon e reunia cerca de 200 jovens de diferentes locais da cidade que, entre outras coisas, realizavam encenações de Natal.

Frei Fábio desafiou o grupo a realizar uma encenação maior, durante a Semana Santa. Assim, desafio aceito, começavam as apresentações teatrais que estimularam as doações para o início das obras da igreja.

Com o passar dos anos, as apresentações se tornaram referência, atraindo público da cidade e região. Após a ordenação do padre Juzemildo Albino da Silva, devido à reestruturação da Paróquia, as apresentações começaram a ocorrer na rua, com o apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, o que ocorreu até o ano de 2006, sob a responsabilidade do grupo “Sombras no Escuro”.

Em 2008, a Paróquia Nossa Senhora da Esperança tornou a realizar as apresentações, dessa vez sob a responsabilidade do grupo de jovens Forfé (Força e Fé), primeiramente de maneira tradicional e com o decorrer do tempo, abordando os temas da Campanha da Fraternidade.

Para saber mais sobre o evento, acesse: http://pdc2015.wix.com/paixaodecristo.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image