news-details
Espaço Católico

Espaço Católico

Informativo da  Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Catedral

LANÇADO O “ANO FAMÍLIA AMORIS LAETITIA”

No dia 19, Dia de São José, a Igreja Católica abriu o ano “Família Amoris Laetitia”, uma iniciativa do Papa Francisco para comemorar os cinco anos da exortação apostólica, fruto de dois sínodos sobre a família.

O “Ano Família Amoris Laetitia” pretende chegar a todas as famílias do mundo, por meio de várias propostas de caráter espiritual, pastoral e cultural, que podem ser implementadas em paróquias, dioceses, universidades, movimentos eclesiais e associações familiares. As ações são coordenadas pelo Dicastério para os leigos, a Família e a Vida.

O “Ano Família Amoris Laetitia” foi anunciado pelo Papa Francisco no domingo da Sagrada Família (27 de dezembro de 2020), durante o X Encontro Mundial das Famílias, em Roma.

Maria durante a vida pública de Jesus

Jesus saiu de Nazaré para começar sua vida pública no começo do ano 28 (provavelmente em janeiro). Nos primeiros dias de março, voltou à Galileia, encontrando-se com Maria em uma festa de casamento de Caná, a poucos quilômetros de Nazaré. O Evangelho não narra o feliz encontro da mãe e filho, mas João nos relata como Maria participou do primeiro milagre de Cristo, o qual teve lugar nessa ocasião. A seu pedido, Jesus, durante o banquete, transformou seis grandes jarras de água em vinho. As palavras com que Ele respondeu a seu pedido soam aos nossos ouvidos como repulsa, mas sua ação desmente esta atitude, e como nos faz notar Santo Agostinho, Cristo não foi a Caná para nos ensinar a desdenhar nossas mães.

Maria foi de Caná a Cafarnaúm com Jesus e seus discípulos. Ali, encontrou provavelmente um alojamento para Ele e permaneceu algumas semanas, pondo ordem na casa antes de voltar a Nazaré. Mais tarde, voltou a Carnafaúm com um grupo de parentes que queriam dissuadir Jesus de continuar pregando; naturalmente, estamos seguros de que Maria não compartilhava das intenções dos parentes. Talvez, a última vez que ela o viu em Nazaré foi quando depois de pregar na sinagoga. Ele foi atacado e quiseram mesmo lançá-lo de um precipício nas cercanias da cidade. Neste dia, Maria foi testemunha dessa prefiguração da paixão de Cristo e que rezava cheia de aflição e dor enquanto o observava de uma colina, ao sul de Nazaré.

Ouviremos alguma coisa mais sobre Maria durante a vida pública do Senhor. Jesus escolheu os que haviam de estar em sua companhia e ela viveu sua viuvez sozinha, resignada ao cumprimento de seu plano.

A Paixão de Jesus

Tiveram Jesus e Maria a alegria de estar reunidos por alguns momentos antes do começo da sua paixão? Talvez tenham se encontrado na casa de Lázaro e suas irmãs; ou talvez o Cenáculo, a sala da Última Ceia, tenha sido o cenário dessa despedida. Onde quer que Maria tenha estado, seu intenso amor e excepcional entendimento fê-la compartilhar mais intensamente que outro mortal, da agonia de seu filho. Ela chorou e orou com Ele no horto de Getsemani, sofreu os sarcasmos de Herodes e Pilatos; e suportou os mais vis insultos da turba. Finalmente, quando Ele empreendeu o caminho da Cruz, ela se uniu à turba que o seguia ao Golgota. Quando se encontraram face a face, diz o livro apócrifo dos Atos de Pilatos, Maria desmaiou de compaixão. Este é o tema da quarta estação da Via Sacra. No lugar do encontro, foi construída a Igreja de Santa Maria do desfalecimento.    

Despedida de Cristo, detalhe de uma pintura do italiano Lorenzo Lotto (1480-1556); Neues Museum, Wiesbaden, Alemanha. Interpreta-se esta cena como a despedida de Jesus na véspera de Sua paixão.

Transcrito da Bíblia Sagrada, traduzida por Padre Antônio Pereira de Figueiredo, editada em 1966 com aprovação de S.Excia. Cardeal D. Jaime de Barros Câmara – Arcebispo do Rio de Janeiro. 

 Roberto / Pascom 

Deus é verdade e amor

“Iahweh = Aquele que é”

Vivemos um tempo de pandemia. Vivemos um tempo de insegurança, como no tempo do povo de Deus. Estamos diante de uma doença contra a qual nada se tem para sua cura. Não há remédio que cure a Covid-19. Todos, indistintamente, ricos ou pobres, letrados ou ignorantes, vivem um momento de preocupação. Não podem adquirir a doença, pois não se sabe se conseguirão ser curados ou não. 

Este é o momento de nos voltarmos para Deus.

Deus, “Aquele que é”, revelou-se a Israel como Aquele que é “rico em amor e em fidelidade” (Ex 34,6). Esses dois termos exprimem, de forma condensada, as riquezas do nome divino. Em todas as suas obras, Deus mostra sua benevolência, bondade, graça, amor, mas também a sua confiabilidade, constância, fidelidade, verdade. “Celebro teu nome por teu amor e verdade” (Sl 138, 2). Ele é a verdade, pois “Deus é luz, nele não há trevas” (1Jo 1,5), é “Amor”, como ensina o apóstolo João [(1Jo 4, 8); (CIC 214)].

DEUS  É  A  VERDADE

“O princípio de tua palavra é a verdade, tuas normas são justiça para sempre” (Sl 119,160). “Sim, Senhor Deus, és tu que és Deus, tuas palavras são verdade” (2Sm 7, 28); é por isso que as promessas de Deus sempre se realizam (cfDt 7,9). Deus é a própria verdade, suas palavras não podem enganar. É por isso que podemos entregar-nos com toda a confiança à verdade e à fidelidade da sua palavra em todas as coisas. O começo do pecado e da queda do homem foi uma mentira do tentador que induziu a duvidar da palavra de Deus, de sua benevolência e da sua fidelidade (CIC 215).

A verdade de Deus é a sua sabedoria, que comanda toda a ordem da criação e governo do mundo (cf Sb 13,1-19). Deus, que sozinho criou o céu e a terra (cfSl 115,15), é o único que pode dar o conhecimento verdadeiro de toda coisa criada em sua relação com Ele [(cf Sb 7,17-21); (CIC 216)].

Deus  é  verdadeiro  também  quando  se  revela:  o ensi-namento que vem de Deus é uma “doutrina de verdade” (Ml 2, 6). Quando enviar seu Filho ao mundo, será “para dar testemunho da Verdade” (Jo 18, 37): “Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos o verdadeiro” [(1 Jo 5, 20; cfJo 17,3); (CIC 217)].

........Continua
                          Paulo Trujillo Moreno

HORÁRIOS  DAS MISSAS  NA  PARÓQUIA 

Por causa do avanço do novo coronavírus e em determinação às medidas restritivas impostas pelo governador de São Paulo para que sejam evitadas aglomerações, esta paróquia suspendeu as celebrações presenciais das missas até o dia 30 de março na Catedral e Igreja N. Sra. do Rosário.

Continuam pelo Facebook, meio social da paróquia, a missa de segunda-feira às 12h; a de terça-feira e sábado às 16h; a missa dominical às 8h, transmitida pela TV, no Canal Altiora, e após, A Voz do Pastor; no domingo, às 19h30, a missa irradiada pela Rádio Cultura de Bragança AM 1310.

Durante o período de restrição, as igrejas poderão abrir para as pessoas entrarem e rezarem, mas não haverá celebrações. Os padres podem receber individualmente fiéis, obedecendo as regras sanitárias do distanciamento social e o uso de máscara. 

Padre Marcelo pede que rezem para que possamos superar este momento difícil pelo qual passa o país e o mundo.
Obs.: Nas capelas, não houve retorno para celebração de missas.

SANTOS DO DIA E DATAS COMEMORATIVAS

Dia 27 – 5ª Semana da Quaresma /Santos: João do Egito, Ruperto, Guilherme Tempier, Lídia, Lázaro da Pérsia.
· Dia Mundial do Circo, Dia Mundial do Teatro

Dia 28 – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – II Semana do Saltério /Santos:  Gontrão, Malco, Castor, Augusto, Tutílio, Venturino de Bérgamo.
· Início da Semana Santa / Dia do Diagramador, Dia do Revisor

Dia 29 – Semana Santa /Santos: Jonas, Eustácio, Secundo, Constantino, Bertoldo, Segundo.
· Chegada dos primeiros Jesuítas no Brasil - 1549

Dia 30 – Semana Santa/ Santos: Régulo, Donino, João Clímaco, Ludovico de Casoria, Leonardo de Murialdo.
· Dia Mundial da Juventude

Dia 31 –Semana Santa / Santos: Balbina. Amós, Benjamim, Cornélia, Guido.
· Dia da Saúde e Nutrição

Dia 1º de abril – Semana Santa / Ceia do Senhor / Santos: Hugo de Grenoble, Dodolino.
· Quinta-feira Santa, Dia do Trote

Dia 2 – Paixão do Senhor -  Dia de jejum e abstinência / Santos: Nossa Senhora do Desterro, Francisco de Paula.
· Sexta-feira Santa, Dia Internacional do Livro Infantojuvenil e Dia Mundial de Conscientização do Autismo / Feriado

Dia 3 – Vigília Pascal / São Ricardo.

Dia 4 – Páscoa da Ressurreição / 1ª Semana do Saltério / Santos: Isidoro de Sevilha, Guier.

Dia 5 – Oitava da Páscoa / São Vicente Ferrer.

REFLEXÃO

Salmo 101: “Ouvi, Senhor e escutai minha oração e chegue até vós meu clamor”.                                  

 Pascom – Catedral   

MENSAGEM

“Quando fores orar, começa perdoando”. (Santo Agostinho)

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image