15 de junho é o Dia Internacional de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa. Em alusão à data, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio do Fundo Social de Solidariedade, do Conselho Municipal do Idoso e da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), irá realizar um evento na Praça Raul Leme, neste sábado.
A programação tem início às 9h e, ao longo da manhã, ocorrem diversas apresentações: Studio de Pilates Priscila Camargo, das 9h30 às 10h; My Box Taboão, das 10h às 10h30; Mary Dança Cigana, das 10h30 às 10h50; Coreografia Jori 2019, das 11h às 11h20; e Projeto Tocando Violino, com o professor Roberto Marin, das 11h30 às 12h.
O evento contará, ainda, com estandes de divulgação e atendimento do Conselho Municipal do Idoso (Semads), atendimento nutricional da Fesb (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista), informações sobre prevenção de câncer na instituição Mais Vida, cortes de cabelo, maquiagem e unha no Instituto Mix, aferição de pressão na Rede Farma Fibra, e equipes de enfermagem na Nova Biotec, oferecendo aferição de pressão e orientações à população.
OBJETIVO É ALERTAR PARA A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2016 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a Pessoa Idosa (Inpes). A data tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), só em Bragança Paulista, estima-se que existam cerca de 21.260 pessoas idosas de 69 a mais de 100 anos de idade, o que representa 7,5% da população da cidade.
Há diversas formas de violência contra os idosos, como física, abandono, sexual, econômico-financeira e patrimonial, autoagressão, autonegligência e psicológica.
Em caso de suspeita ou confirmação de tais violências, a orientação é comunicar os serviços de saúde públicos e privados, os órgãos de autoridade policial, ou entrar em contato com o Conselho Municipal do Idoso, pelo telefone: (11) 4033-3289. Outra possibilidade é discar 180 e 100 (sistema de âmbito federal que encaminha a denúncia aos órgãos responsáveis).
0 Comentários