Fotos: Secom
news-details
Geral

Executivo lança o Programa Bragança ESG – Ambiental, Social e Governança

A fim de desenvolver projetos importantes que preparam Bragança Paulista para o futuro, a Prefeitura lançou, nessa quarta-feira, 11, o Programa Bragança ESG – Ambiental, Social e Governança, no Centro Cultural Prefeito Jesus Chedid, que impactará milhares de pessoas nos próximos anos e prepararão a cidade para um futuro de desenvolvimento sustentável.

A iniciativa engloba projetos nas áreas Ambiental, Social e Governança, e é composta por importantes ações incluídas no PPA 2026/2029, como o Programa Bragança Cidade Empreendedora e Sustentável; Programa Formação Profissional e Qualificação de Empresas; Programa Desenvolve Bragança e Programa Valorizando a Identidade de Bragança. A proposta do ESG faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura para promover o desenvolvimento local e regional.

“Vamos tornar Bragança Paulista ainda maior. É a primeira vez que vemos tantos parceiros juntos, é um trabalho único. Com esse projeto vamos tornar nossa cidade um grande polo empreendedor e seremos exemplo para a região. É um investimento conjunto que trará mais capacitação profissional, mais empregos e mais oportunidades para os empreendedores, além de modernização da Administração Pública e destaque para os nossos produtos locais. Toda a cidade ganha com esse programa”, destacou o prefeito Edmir Chedid, durante o lançamento.

“Mais do que um programa, este é um passo firme na direção de uma Bragança Paulista mais sustentável, justa e moderna, pois representa o alinhamento entre gestão eficiente, respeito ao meio ambiente, inclusão social e boas práticas de governança. Nosso objetivo é claro: fazer de Bragança uma referência, mais uma vez, em desenvolvimento com responsabilidade”, completou a vice-prefeita, Gislene Bueno.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Miotta, “o objetivo é garantir a sustentabilidade e ao mesmo tempo promover a geração de empregos com muita formação profissional, aumentando a produtividade dos pequenos negócios, fazendo a inclusão produtiva das pessoas em vulnerabilidade e valorizando a identidade de Bragança Paulista”.

Mais de 20 parceiros estão envolvidos nessa iniciativa, entre eles, Sebrae/SP, Senai e Senac. Também são parceiros: Ciesp, Fatec, Instituto Federal, USF, Concidades, Associação dos Contabilistas de Bragança Paulista, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região Bragantina; Associação de Corretores de Imóveis de Bragança Paulista; OAB; Sindicato do Comércio Varejista; Casa Pequeno Mundo; Associação dos Produtores de Linguiça de Bragança Paulista (Albrag); Governo do Estado de São Paulo; Sindicato dos Empregados no Comércio; Associação Comercial e Empresarial de Bragança Paulista; Puro Cioccolato; Business for Friends e cadeia produtiva das ferramentarias.

O diretor do Sebrae-SP, Marco Vinholi, elogiou a iniciativa. “O programa mais completo que já vi um município fazer. O Sebrae está investindo quase R$ 1,5 milhão e a Prefeitura mais meio milhão. É uma forma de tornar o sonho dos empresários realidade e transformar Bragança Paulista em um polo regional de desenvolvimento. Defendo termos um escritório regional do Sebrae aqui em Bragança Paulista", completou.

Entre os projetos contemplados, está o ajuste do Código de Urbanismo para um controle mais eficiente do uso do solo urbano; a regulamentação da Lei da Liberdade Econômica e implantação do marco regulatório; a formação profissional e qualificação de empresas; a criação da Escola de Capacitação e Formação em Empregabilidade, com foco em demandas reais e sala de entrevista; programa para o aumento de produtividade dos pequenos negócios; Jepp nas escolas para formação de mais de 11 mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino; programa para pessoas acima dos 60 anos que já empreendem ou desejam iniciar um negócio; implementação de políticas de estímulo para instalação de empresas em Bragança Paulista; incentivos aos produtores rurais; valorização e vitrine de produtos da cidade; programa de compras públicas, inclusão socioprodutiva, fortalecimento de cooperativas de reciclagem e fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image