Substituição da rotatória por semáforo na Avenida dos Imigrantes, no acesso ao Jardim Europa, não agradou os moradores da zona sul da cidade. Principalmente os do Jardim Califórnia. Embora ao assumir a medida, no início de abril, a alegação da Prefeitura tenha sido a de dar maior fluidez ao tráfego, o resultado descontentou motoristas e usuários da via.
Inconformados com a situação, os moradores do Jardim Califórnia pediram o apoio da vereadora Fabiana Alessandri. Na sexta-feira, 9, em busca de uma alternativa para solucionar o problema, a vereadora participou de audiência com o secretário de Trânsito e Segurança, Arnaldo de Carvalho Pinto. Da reunião também participou o chefe da Divisão de Planejamento, Luiz Eduardo Pannunzio.
Ao apresentar a situação, Fabiana Alessandri afirmou que as mudanças no trânsito não surtiram efeito positivo. “Além de deixar o tráfego ainda mais caótico, o Jardim Califórnia ficou ‘ilhado’”, protestou a vereadora. A mesma opinião foi compartilhada pelos moradores presentes no encontro, que confirmaram que, para entrarem ou saírem do bairro, o tempo acrescido com o novo trajeto chega a ser de 15 minutos , podendo aumentar em horários de pico.
Com a mudança, o acesso ao Jardim Califórnia e Santa Luzia (sentido Lago do Taboão/bairros) tem que ser feito bem adiante, na altura da Avenida Alberto Diniz. Na direção contrária (Jardim Califórnia/Lavapés), as opções são: fazer a conversão na rotatória da 9 de Julho; um caminho por dentro da Santa Luzia (Rua Felipe Siqueira, sentido Jardim Europa) ou ainda entrar na Avenida Europa e fazer a conversão. Todos eles com aumento do trecho a ser percorrido.
Outro ponto desfavorável, acrescentado pelos moradores, é a falta de sincronia dos dois semáforos, colocados a menos de dez metros um do outro. Eles explicaram que os veículos que passam no amarelo e pegam o segundo farol no vermelho, por muitas vezes, ficam no cruzamento de entrada para o Jardim Europa, piorando ainda mais a situação. “Mesmo com uma pequena placa de retorno proibido no farol, sentido Lavapés, muitos motoristas desrespeitam para ganhar tempo”, relatam.
Atencioso e respeitando o posicionamento dos moradores, o secretário Arnaldo de Carvalho Pinto concordou que a modificação ocasionou certo desconforto, principalmente aos moradores do Jardim Califórnia, mas adiantou que o semáforo não será retirado. Na análise do secretário, a medida tem mais pontos favoráveis do que contrários, porém, ele não discorda que necessite de ajustes. Como alternativa, Arnaldo de Carvalho Pinto apontou algumas propostas. Uma delas seria a abertura de rua no Jardim Califórnia para saída em direção à Avenida Alberto Diniz. “As tratativas já iniciaram e para que isso ocorra dependemos da finalização de estudos e elaboração de um projeto por parte das secretarias de Obras e Planejamento”, ressaltou.
Outra sugestão indicada pelo secretário seria a implantação de mão dupla num pequeno trecho da Rua Itapechinga sentido Rua Felipe Siqueira (Santa Luzia).
Os moradores também pediram a análise para que o semáforo da Rua Felipe Siqueira, no cruzamento com a Avenida dos Imigrantes, passasse a ser de quatro fases.
Fabiana Alessandri agradeceu a atenção do secretário e a disponibilidade em receber os moradores. “Ouvir a comunidade é um ato democrático que, com certeza, garante o consenso e, consequentemente, melhorias”, acentuou, ao afirmar que continuará junto da comunidade até que a solução do problema seja definitiva. “Afinal, unir-se é um bom começo. Manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória”, finalizou a vereadora.
0 Comentários