Serviços de limpeza e desassoreamento do ribeirão do Jardim Califórnia começaram na quinta-feira, 1º, de forma manual e com maquinários. A vereadora Fabiana Alessandri, que desde o início de seu mandato vem cobrando do Executivo medidas que previnam a enchente no município, acompanhou o trabalho.
“Uma conquista, que não é só minha, mas de todos os moradores que reivindicaram, participaram de reuniões e agora têm a solicitação atendida”, ressaltou, ao manifestar a sua alegria de ver o serviço sendo realizado.
“Mas, meu trabalho não para por aqui. Este é apenas um primeiro passo. Estarei acompanhado as ações e cobrando novas. Afinal, os riscos de enchentes existem e é neste período de poucas chuvas que devemos agir, a fim de garantir a tranquilidade da comunidade”, acrescentou.
O secretário de Serviços Moufid Doher adiantou que a medida segue determinação do prefeito Fernão Dias da Silva Leme para que não haja mais enchentes em Bragança, fazendo parte de um conjunto de ações com esta finalidade. De acordo com ele, outra atitude, recentemente assumida, foi o alargamento da saída de água do ribeirão, próximo ao Curitibanos (local onde desemboca a água, em direção ao Rio Jaguari). A intenção foi de aumentar a vazão e evitar as enchentes.
O trabalho da vereadora em favor da prevenção de enchentes se iniciou em fevereiro, quando em reunião com o prefeito Fernão Dias e moradores do Jardim Califórnia solicitou a limpeza de ribeirão e de bueiros. Posteriormente, foi enviado ao Executivo documento contendo fotos e reforçando o pedido de delimitação de plano de ações preventivas e eficazes contra as inundações. Material que também foi remetido à Secretaria de Obras, com diversas sugestões. Entre elas: a construção de um muro de contenção, colocação de aduela e um canal lateral na Avenida Alberto Diniz.
COMISSÃO SOCIOECONÔMICA
Além de manifestações constantes na Tribuna sobre o tema, na sexta-feira, 2, a vereadora ainda presidiu sessão da Comissão de Assuntos Socioeconômicos da Câmara, cuja a pauta teve a mesma finalidade.
Do encontro, participaram os secretários de Obras, Serviços e do Meio Ambiente e o coordenador da Defesa Civil. Eles explanaram sobre as ações de cada pasta em favor da prevenção de enchentes e foram unânimes em admitir que os trabalhos são integrados. Ressaltando que o desassoreamento do ribeirão do Lavapés já tem liberação concedida pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), afirmaram que toda atividade desenvolvida é planejada e fundamentada no Código Florestal.
A vereadora Fabiana Alessandri também deixou um alerta para que medidas sejam assumidas visando à contenção de águas vindas dos condomínios.
0 Comentários