Ampliação do espaço destinado à sala de fisioterapia da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Darwin Vieira de Moraes”, da Santa Luzia. A medida está sendo solicitada pela vereadora Fabiana Alessandri. No dia 10 de janeiro, ela acompanhou vistoria técnica feita pelo secretário municipal de Obras, José Eduardo Gonçalves, ao local. O secretário especial de Gabinete, Edgard Leonardo Piccino, o engenheiro Jurandir Raposo e Gilmar Alves dos Santos, auxiliar de enfermagem na UBS, também participaram da visita.
De acordo com o secretário de Obras, a proposta a ser apresentada é para que a sala de fisioterapia ocupe uma área ociosa da unidade que, a princípio, não seria aproveitada no projeto. “A ideia é criar uma sala multiuso, cuja prioridade será para fisioterapia”, explicou. De acordo com José Eduardo, a sugestão é para que seja feita uma cobertura com fechamento e vidros laterais para ventilação. Ele ainda esclareceu que para a viabilização da proposta será necessário a elaboração de um aditivo no contrato estabelecido com a construtora.
A reforma dessa UBS se iniciou em outubro e o projeto original já previa a sala de fisioterapia. Porém, de acordo com a vereadora Fabiana Alessandri, ao acompanhar as obras, ela verificou que a área projetada não era compatível com a demanda de pacientes. “Pedimos uma inspeção e, felizmente, os engenheiros entenderam a solicitação”, ressaltou a vereadora, ao agradecer ao prefeito Fernão Dias da Silva Leme, que autorizou a vistoria, e também a equipe da Secretaria de Obras, que apresentou uma alternativa viável.
As obras de reforma da UBS da Santa Luzia estão sendo executadas pela Construville. A previsão é de que estejam concluídas em até 90 dias. O valor orçado é de R$ 81 mil e os recursos são provenientes do governo federal. Além da sala de fisioterapia, o projeto prevê a construção de sanitário com acessibilidade, sala para arquivo, ampliação da recepção e da sala de espera.
Fazendo uma retrospectiva, Fabiana Alessandri ressaltou que o trabalho em favor da reforma da UBS da Santa Luzia já vem sendo feito, por ela, desde o início de seu mandato. “Uma atuação permanente e contínua, ao longo de todo este tempo”. De acordo com a vereadora, no início de 2013, ela esteve na UBS verificando as condições de infraestrutura e funcionais da unidade. No mês de abril, recebeu de profissionais do posto relatório detalhado com todas as necessidades do local. Documento este que pautou a reunião mantida com a secretária municipal de Saúde, Estela Márcia Flores Gianesella, em 19 de abril do ano passado. A ampliação da UBS ainda foi cobrada pela vereadora por meio de manifestações feitas na Tribuna da Câmara e durante reuniões com o prefeito Fernão Dias. “Tenho plena convicção de que estas ações foram fundamentais para a reforma da UBS da Santa Luzia”, finalizou.
0 Comentários