Durante a 15ª Sessão Ordinária do ano, que aconteceu na terça-feira, 14, a vereadora Fabiana Alessandri propôs a realização de rodas de conversas nas unidades de saúde do município visando à prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
“Participei de uma reunião com a Dra. Soraia Mimesse, que trabalhou por muitos anos na UBS do Jardim Santa Luzia, e com o secretário municipal de Saúde, Sebastião Gonçalves de Godoy, com o objetivo de batalharmos para implantar no nosso município de um projeto de prevenção às doenças crônicas não transmissíveis nas UBSs de Bragança Paulista”, explicou.
Fabiana destacou que, segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardio-vasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo e podem ser prevenidas. “Apresentamos a ideia de realizar rodas de conversas para incentivar o indivíduo a ter mais qualidade de vida, com a adoção de hábitos mais saudáveis, e sabemos que na consulta médica nem sempre o médico tem tempo para convencer o paciente a mudar de hábitos, por isso entendemos que são necessários estímulos frequentes. A ideia é focar na prevenção para reduzir as entradas nas UTIs. As UBSs já contam com equipes multidisciplinares com psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos, então a ideia é nós pegarmos toda essa estrutura e organizar rodas de conversas mensais, e os profissionais vão acompanhar o peso, a pressão arterial, a circunferência abdominal, e exames laboratoriais”.
A vereadora destacou que a proposta não gera custos à Prefeitura. “Na UBS do Jardim Santa Luzia, foram feitas três reuniões. Na primeira reunião, cinco pessoas compareceram, na segunda foram 15, e na terceira eram 35, mas infelizmente esse projeto foi interrompido, por isso levamos novamente esse pedido. É uma estratégia de baixo custo, fácil aplicação, e de alta efetividade, com foco na prevenção das doenças. É uma troca de experiências com foco no estilo de vida do paciente com o objetivo de conscientizá-lo sobre a responsabilidade do autocuidado”, justificou.
Na tribuna, a vereadora também comentou a participação em eventos da Prefeitura para a emissão de ordens de serviços. “Participei da assinatura da ordem de serviço para a execução de melhorias na Estrada Municipal Aurélio Frias Fernandes e fiquei muito feliz, pois é uma via muito importante e os munícipes sofrem com relação à poeira nos dias de sol, e com a lama nos dias de chuva. É um alívio para o sofrimento dos moradores e produtores da região, e há tempos cobrávamos melhorias na infraestrutura do bairro. É uma obra que já era para ter sido realizada, inclusive participei da assinatura da ordem de serviço em 2020, que previa a execução de asfalto com a acessibilidade, iluminação da estrada, mas o projeto foi judicializado e foi necessário esperar o desfecho”, comentou.
Fabiana concluiu a manifestação com a informação de participação em outros dois eventos. “Estive na Escola Municipal Professor Francisco Murilo Pinto, em que será feita a ampliação e implantação de placas fotovoltaicas, para a geração de energia a partir de luz solar. É uma fonte limpa, renovável, sustentável e tem o melhor custo-benefício. Também acompanhei o anúncio da cobertura da Locomotiva do Lago do Taboão, que ajudará a conservar o patrimônio histórico e cultural do município, com a possibilidade de dar visibilidade e atrair mais turistas”, encerrou.
Veja a fala da vereadora na 15ª Sessão Ordinária na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=LuBQQBdTPwY
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários