Falta de iluminação coloca munícipes em perigo na Variante do Guaripocaba

O Jornal Em Dia vem recebendo reclamações frequentes de moradores, motoristas e pedestres que passam à noite pela Rodovia João Hermenegildo de Oliveira, também chamada de Variante do Guaripocaba. O principal problema, conforme apontaram, é a falta de iluminação no local.

Os reclamantes contaram que o trecho mais crítico da rodovia é o que compreende o Toró, Torozinho e Marina. Quando a variante estava em obras, no ano passado, houve acidentes graves nesse mesmo trecho, incluindo um fatal, e pelo mesmo motivo, a falta de iluminação.

A reportagem esteve no local e conversou com moradores da região. É notório que não há sequer postes de luz entre o Toró e a Marina e a população se diz impotente, pois ao solicitar a melhoria a vereadores, ouve que a competência do serviço é do governo estadual e que, assim, eles não podem fazer muito. O fato é que entra ano e sai ano e o problema continua.

“Já reclamamos diversas vezes a mais de um vereador, mas nada foi feito. Além dos carros, muitos pedestres também passam por aqui à noite e o risco de serem atropelados é grande”, comentou uma moradora.

Seja para quem está de carro ou a pé, a escuridão representa perigo. Além da falta de iluminação por meio de postes de luz, a pista também é deficiente quanto a olhos de gato que em muitos locais contribuem com a claridade das sinalizações.

“O ir e vir é direito do cidadão, não é? Pois bem, nós aqui do Toró, se temos que ir até o Torozinho ou até a Marina, temos que pensar duas vezes para exercer esse direito, principalmente se formos a pé, porque estaremos correndo risco de ser atropelados”, declarou outro morador.

Em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foi informado que a implantação de iluminação na Variante do Guaripocaba não é de sua responsabilidade. “Cabe à Prefeitura Municipal manifestar interesse, para que o DER apenas aprove o projeto de iluminação e disposição dos postes, garantindo a segurança dos usuários”, diz a nota enviada.

O DER também se comprometeu a realizar uma vistoria no local e repor os olhos de gato, se for constatada essa necessidade.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image