Família Muñoz comemora centenário de chegada ao Brasil

Neste domingo, 8, faz cem anos que a Família Muñoz chegou ao Brasil, a bordo de um navio francês.

Maria Benítez Jimenez e José Muñoz Morales desembarcaram em solo brasileiro com os filhos Mariana, Maria (Mariquinha Muñoz), Pedro, Brás, Gertrudes e José Muñoz Benítez.  

Originários dos povoados de Estepona e San Pedro de Alcántara, Marbella (Província de Málaga), da Espanha, embarcaram no navio francês Aquitaine, em Gibraltar, porto inglês encravado em território espanhol.

Viajaram como imigrantes subvencionados, com passagens pagas pelo governo do estado de São Paulo, para trabalhar nas fazendas de café.

Desembarcaram em Santos, cerca das 8h da manhã. Foram enviados de trem para a Hospedaria de Imigrantes, cuja estação ainda existe, no bairro do Brás, em São Paulo. Ali, tiveram o primeiro almoço, o primeiro jantar e o primeiro sono no Brasil.

Alguns dias depois foram enviados de trem para a estação de Bragança Paulista que, na época, era a do Taboão. Lá, foram recolhidos por um fazendeiro que os levou de trólei para uma fazenda.

Depois, se instalaram na fazenda de João Gomes, como colonos de café, no Bairro Rosa Mendes, no município de Pinhalzinho. Com as economias, compraram um sítio no Bairro do Arraiá, em que se dedicaram ao cultivo da batata e, depois, à viticultura.

Estão sepultados no cemitério de Pinhalzinho. Mariana, a mais velha, faleceu algum tempo depois da chegada a Bragança.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image