Entidade realizará 210 castrações e 500 microchipagens gratuitas até março de 2015
A Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda assinou convênio com o Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente, mais especificamente por meio do Departamento de Fauna da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, e, assim, passa a fazer parte do programa Estadual de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos, que tem por objetivo a castração com microchipagem de animais.
A realização do controle populacional de cães e gatos tornou-se um problema de saúde pública e de meio ambiente. Com a proibição do sacrifício de animais em todo o estado paulista (Lei Estadual nº 12.916, de 16 de abril de 2008), a solução que se preconiza para o controle populacional é a castração do maior número possível de animais.
Além de coibir crias indesejadas, a castração também diminui a probabilidade de doenças, tais como tumor de mama, tumor de próstata, piometra e doenças infectocontagiosas. A identificação por meio de microchip possibilita a devolução de animais perdidos ou abandonados ao seu dono.
Com a assinatura do convênio, a Faros d’Ajuda recebeu uma verba de R$ 40.000,00 especificamente para compra de equipamentos e estruturação de seu centro cirúrgico. Em contrapartida, a entidade realizará a castração gratuita de 210 animais (cães e gatos, machos e fêmeas) e a micro-chipagem gratuita de 500 animais ao longo do convênio, que termina em março de 2015, com recursos próprios.
As vagas serão oferecidas ao Jardim do Cedro, Jardim São Caetano, Jardim Morumbi e Santa Lúcia. O cadastramento será organizado com a Associação de Moradores local e comunicado em breve.
A Faros d’Ajuda já possui uma sala cirúrgica instalada no canil municipal, com capacidade para realizar de 130 a 150 castrações por mês. Desde 2006, a entidade já realizou mais de 5.000 cirurgias de esterilização, sendo 1.600 só no ano passado. Melhor estruturada tecnicamente, a Faros d’Ajuda agora dá um importante passo para a concretização de seus projetos, entre eles a montagem de uma clínica veterinária.
0 Comentários