Fatec de Bragança Paulista conquista 1º lugar no Enade no estado de São Paulo

O curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Bragança Paulista obteve nota 4, em uma escala de 0 a 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012. O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), na segunda-feira, 7, garantiu, entre as instituições públicas que foram avaliadas pelo curso em questão, o primeiro lugar do estado de São Paulo e o segundo no Brasil.

No ranking nacional geral (instituições públicas e privadas), a faculdade ficou com a quinta colocação.

O MEC avaliou 166 cursos superiores de Tecnologia em Gestão Financeira de instituições públicas e privadas (universidades, faculdades e centros universitários).

O diretor da Fatec bragantina, Celso Minoru Hara, destaca que o resultado é promissor e reflete o esforço da comunidade acadêmica. “É reflexo do bom trabalho realizado por todos que fazem parte da instituição. Nosso objetivo é ir além e tirar 5, nota máxima, no próximo Enade”, afirma.

O coordenador do curso de Gestão Financeira da Fatec de Bragança, Douglas de Almeida Ribeiro, afirma que esse mérito resulta de um trabalho de conscientização. “Assumi a coordenação em 2011 e, a partir daí, comecei a orientar docentes e discentes sobre a importância de realizar o Enade, mesmo não sendo obrigatória a nossa participação”, conta.

Em breve, a Fatec deve se mudar para o novo prédio, no Polo da Educação Tecnológica, no Jardim da Fraternidade. “Com as novas instalações, existe a possibilidade de ampliação do curso de Gestão Financeira para o período noturno (atualmente, é oferecido somente no matutino)”, revela o coordenador.

Atualmente, a Fatec de Bragança Paulista está instalada no Henedina Cortez e oferece dois cursos superiores: Tecnologia em Gestão Financeira e Gestão da Tecnologia da Informação. A instituição conta com 616 alunos.

Do curso de Gestão Financeira, 28 alunos participaram do Enade 2012.

USF: TRÊS CURSOS FICAM ABAIXO DA MÉDIA

A Universidade São Francisco (USF), campus de Bragança Paulista, também foi avaliada no Enade 2012. Três dos cinco cursos que participaram do exame ficaram abaixo da média.

Conforme os resultados divulgados pelo MEC, o curso de Tecnologia em Logística, que teve 58 alunos participantes, ficou com nota 2. A mesma nota receberam os cursos de Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais, que tiveram, respectivamente, 126 e 53 alunos participantes.

Já os cursos de Direito e Ciências Contábeis tiveram melhor desempenho. No primeiro, 162 alunos participaram e conquistaram nota 3. No curso de Ciências Contábeis, 67 alunos fizeram a prova e alcançaram nota 4.

O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins; e os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.

A edição deste ano do Enade avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social e será realizada no dia 24 de novembro.

Devem fazer a prova cerca de 200 mil estudantes dos penúltimos e últimos semestres dos seus cursos. Entre as mudanças desta edição, também constam a obrigatoriedade do estudante permanecer, ao menos, uma hora na sala de provas e a utilização das notas do Enem para substituir a prova de entrada no Enade.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image