A sessão ordinária da Câmara, realizada na terça-feira, 5, também contou com a participação de Maria da Glória Santos Costa, que falou sobre a Feira da Amizade.
Feirante, ela afirmou que estava falando em nome de todos os colegas da feira e pediu várias melhorias.
Maria citou, por exemplo, que o Sebrae e uma ambulância estiveram no local no primeiro domingo, o que no segundo domingo já não ocorreu. Sobre o estacionamento, a feirante estimou que o Ceasinha não comporta nem 30% dos visitantes. Ela também considerou que o trânsito de veículos e pedestres está complicado, sem orientação e sem sinalização. Maria sugeriu que haja sinalização indicativa da feira na Rodovia Capitão Barduíno, o que poderia atrair novos visitantes. “Precisa melhorar muito”, enfatizou.
A participante considerou ainda que o telhado existente não vai proteger os feirantes em caso de chuva forte e reclamou também sobre os banheiros, que segundo ela, estão sujos e mal equipados. “Tem como melhorar em todos os sentidos”, observou.
Maria da Glória apontou que a área de produtos usados ficou pequena na feira, que estão ocorrendo furtos e que as vendas diminuíram pela metade. De acordo com ela, as vendas só aumentaram para o setor de alimentação, que está posicionado logo na frente do Ceasinha, o que ela criticou.
Maria disse ainda que há grande volume de gente na feira, mas que muitos são curiosos e que a região da Zona Norte não tem poder aquisitivo.
Segundo a participante, no último domingo, 3, muitos visitantes foram multados por agentes de trânsito, o que ela julgou errado, sugerindo que eles deveriam primeiro orientar os motoristas.
Cobrando cadastro oficial dos feirantes por parte da Prefeitura, ela avisou que eles vão se organizar em uma associação e pediu que seja realizado sorteio público para a definição dos espaços da feira.
O vereador Juzemildo Albino da Silva sugeriu que antes da definição dos espaços seja feito o cadastro, pois houve invasão de feirantes no local e há também quem tenha comercializado seu espaço para outras pessoas. Ele adiantou que a administração já está pensando em abrir nova entrada no Ceasinha, para resolver a questão do trânsito, mas que isso ainda não foi feito devido à segurança.
Padre Juzemildo disse também que vai levantar o motivo das multas, apontadas por Maria, e pediu que ela não menospreze a Zona Norte. “São 40 mil habitantes, é a região que mais cresce na cidade e tem peso fundamental no crescimento do município”, defendeu.
Sobre a sugestão de sorteio dos espaços, Juzemildo disse que o melhor a ser feito é realmente setorizar o comércio no local, como já é feito em muitas outras cidades.
Maria da Glória disse que não menosprezou a região onde a Feira da Amizade está instalada, mas que apenas contou que as vendas caíram consideravelmente.
O vereador Miguel Lopes parabenizou a participante pelas colocações e disse que se a Prefeitura atender 30% do que ela solicitou, a situação já vai melhorar muito.
Jorge Luís Martin também parabenizou a manifestante e defendeu a presença definitiva do Sebrae na feira.
Fabiana Alessandri contou que já havia feito algumas reivindicações de melhorias para o Ceasinha ao prefeito, pois visitou o local e constatou a necessidade. A vereadora afirmou que aguarda posição da Prefeitura para a questão.
Já o vereador Antônio Bugalu, que apresentou Maria da Glória, pediu apoio dos colegas para conquistar as melhorias necessárias para o Ceasinha.
0 Comentários