Na última quarta-feira, 8, aconteceu, no Senac de Campinas, a 6ª Etapa do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo, e que objetiva formatar um roteiro gastronômico no estado.
Noy Camilo, secretário de Cultura e Turismo de Bragança Paulista, marcou presença e representou o prefeito Fernão Dias da Silva Leme no evento.
A ação busca resgatar a identidade e o valor da gastronomia paulista, uma das mais ricas do mundo e um dos principais produtos associados ao Turismo. Bragança Paulista possui receita finalista, que concorreu na sexta etapa, e foi selecionada entre as cinco que participarão nos dias 28, 29 e 30 de junho, da etapa estadual.
O nome do prato é Baronesa Bragança, a autora é Patrícia Polato Pedro Lopes, da Linguiçaria Real Bragança. A história da famosa receita da linguiça bragantina começou no século passado. A iguaria se expandiu com a colonização italiana em Bragança Paulista. E o modo de prepará-la artesanalmente resiste ao tempo. A receita, que ganhou fama, fez Bragança ser conhecida como a Terra da Linguiça. A Baronesa de Bragança é uma receita que traz a linguiça (preparada artesanalmente) assada na cachaça com limão, acompanhada de purê de mandioquinha e alho.”, afirmou Patrícia.
O secretário estadual de Turismo, Cláudio Valverde, também prestigiou o evento e agradeceu a presença do município de Bragança Paulista, aproveitando a oportunidade para conversar sobre outros assuntos de interesse da cidade, incluindo seu potencial turístico, principalmente, no âmbito gastronômico.
O secretário de Cultura e Turismo, que estava acompanhado pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo, o chef Paschoal Iuliane, aproveitou para convidar Valverde a prestigiar o Festival da Linguiça que acontecerá em Bragança no final de agosto.
O FESTIVAL
O Festival Gastronômico Sabor de São Paulo é um projeto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e da revista Prazeres da Mesa que pretende fomentar, tornar públicos e perenizar os produtos, matérias-primas e pratos típicos dos municípios paulistas.
As seis primeiras fases funcionaram como seleção em cada macrorregião do estado e definiram os 30 pratos que estarão na última etapa do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, em junho, na capital paulista.
0 Comentários