No próximo domingo, 6, o Edith Cultura exibirá, dentro da programação “Garaginha LGBT+” e em alusão ao Dia Internacional da Visibilidade Trans, comemorado no último dia 31, dois curtas-metragens com a temática da transexualidade.
Os filmes independentes contam com a participação e produção de Lucas Dantas, parceira do Edith Cultura, que também estará presente para um bate-papo pós-sessão.
O filme “O Masculino”, de Gabriele Dantas, é um retrato sobre a masculinidade no interior de Minas Gerais, através das lentes de artistas LGBTQIAPN+. Um registro atemporal dos contornos de gênero, da infância à fase adulta, e das múltiplas barreiras para escapar, ainda que com poesia e espiritualidade, dessa performance normativa.
Já o filme “Eu Existo - Histórias Transcriadas”, de Lucas Dantas e Luis Carlos Negri, questiona o que é ser uma pessoa LGBTQIAPN+ no interior de Minas Gerais. Em meio a relatos, depoimentos e performances, essa é a pergunta que guia o filme-documentário e que se pretende responder. As histórias vão sendo contadas e transcriadas para honrar aqueles que existiram, fortalecer os que existem e abrir caminhos para os que virão. Em meio à violência, à resistência, à força e ao arco-íris, um novo manifesto é criado para a construção de uma sociedade livre das amarras de gênero e sexualidade, onde podemos amar, fluir, existir!
A programação é gratuita, e a Garaginha do Edith fica na Rua Cel. João Leme, 229, Centro.
***
0 Comentários