Gincana da Solidariedade: Colégio Ápicys arrecada mais de oito mil quilos de arroz e leva Bragança à final

A Rede Vanguarda está realizando a 14ª edição da Gincana da Solidariedade. No sábado, 17, aconteceu a primeira etapa da chave 1, na qual Bragança Paulista está participando.

Representada pelo Colégio Ápicys, a cidade conquistou o primeiro lugar na arrecadação de arroz e passou para a fase final.

O Jornal Em Dia esteve no colégio, na manhã dessa segunda-feira, 19, quando conversou com Maria do Carmo Polimeno, coordenadora pedagógica, Marilena Miranda, diretora geral, Neusa Tartaroti, diretora administrativa, e Luciane Camargo, responsável pela organização da gincana.

Luciane explicou que a Gincana de Solidariedade foi idealizada por Daniel Pasqualin, colaborador da Rede Vanguarda, que escolheu o Colégio Ápicys para representar o município em 2013. Em meados de maio, a escola recebeu a visita de Daniel, que afirmou que sua escolha foi guiada pelo coração. “Ele não conhecia o Colégio Ápicys. Indagamos se ele não preferiria escolas maiores, afinal, o objetivo era arrecadar alimentos, mas ele disse que não, que havia sido guiado por seu coração e que nós éramos os escolhidos. Nós, desde sempre, aceitamos o convite com muito orgulho, por representar a cidade de Bragança”, contou Luciane, acrescentando que os alunos ficaram muito empolgados, orgulhosos e que o projeto foi abraçado pela Comunidade Ápicys com muito afinco.

A campanha se iniciou internamente, entre alunos e funcionários, mas recebeu apoio do Tiro de Guerra, grupos escoteiros Jaguari e Gebrapa, da Prefeitura, por meio da arrecadação feita no Festival de Inverno, e do comércio. De acordo com a responsável pela organização da gincana no Colégio Ápicys, foram feitos muitos eventos na escola para incentivar as doações.

Na chave de Bragança, também participaram Atibaia, por meio da EMEF Professor Guilherme Contesin, que ficou em segundo lugar e também está na final, e os municípios de Jacareí e Igaratá.

Ao todo, 22 toneladas de arroz foram arrecadadas nessa chave 1. Mais de oito toneladas só do Colégio Ápicys. “O interessante é que a cidade de Bragança foi muito honrada perante as outras nesse evento, não só pela primeira colocação, mas porque essa campanha foi a mais representativa da cidade em 14 anos”, considerou Luciane.

Ainda não foi divulgado qual será o alimento que terá de ser arrecadado para a fase final da gincana. De acordo com Luciane, no dia 29 de agosto, será feita uma reunião entre as escolas finalistas e, então, isso será decidido. A final está marcada para o dia 14 de setembro, na sede da Embraer, em São José dos Campos.

O período de tempo para a arrecadação será bem menor do que da primeira fase, mas os representantes bragantinos esperam poder contar com a solidariedade da população. “Desde já, convocamos a comunidade local para que nos ajude, porque não é apenas o Colégio Ápicys, mas, sim, a cidade de Bragança, vamos mostrar que Bragança é uma cidade solidária, que os bragantinos têm um coração grande para ajudar o próximo”, disse Luciane, que ainda completou: “O Colégio Ápicys não ganha nada com a gincana. Realmente, nosso objetivo é contribuir com as entidades da cidade. Não existe uma premiação”.

“Nós apenas somos um instrumento para poder ajudar os menos favorecidos. Estamos fazendo isso com muito empenho, muita garra e muito orgulho”, afirmou Marilena.

Os mais de oito mil quilos de arroz arrecadados pelo Colégio Ápicys serão distribuídos às entidades da cidade no próximo sábado, 24, a partir das 15h, em solenidade na quadra da escola. Conforme explicou Luciane, todas as entidades credenciadas, com a documentação em ordem na Semads (Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social), serão convidadas a comparecer. “O arroz arrecadado nessa primeira fase será dividido entre essas entidades. Existe grande transparência nesse processo todo, a gincana é um evento extremamente organizado e idôneo”, destacou.

A cerimônia de entrega dos alimentos contará com a presença de autoridades.

Nesta terça-feira, 20, a chave 2, composta pelos municípios de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, realiza a primeira etapa da gincana; no dia 23, será a vez da chave 3, composta pelas cidades de Caçapava, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Taubaté; e no dia 27, a chave 4, dos municípios de Cruzeiro, Guaratinguetá, Lavrinhas e Lorena, define os últimos dois finalistas.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image