Fotos: Divulgação
news-details
Saúde

Husf se destaca por procedimento inovador no tratamento contra o câncer

Em casos indicados, o procedimento pode substituir a cirurgia oncológica, destruindo o tumor sem a necessidade de cortes

Recentemente, o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (Husf) realizou, pela primeira vez, uma “ablação percutânea de tumor por micro-ondas”, intervenção minimamente invasiva utilizada para o tratamento de tipos selecionados de tumores. O procedimento, considerado inovador, ocorreu no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital e representa mais uma alternativa no tratamento do câncer em Bragança Paulista.

A terapia foi realizada pelos médicos radiologistas especializados em Radiologia Intervencionista Dr. Bruno Bordone de Siqueira, responsável pelo CDI, e Dr. Thiago Queiroz, que atua em Sorocaba-SP. O paciente do sexo masculino realizou a radioablação de nódulo neoplásico no rim esquerdo e o procedimento transcorreu sem quaisquer complicações, tendo o paciente recebido alta no mesmo dia.

Por meio da inserção de uma sonda da espessura de uma agulha, sob anestesia geral, o procedimento aquece de forma precisa o tumor e “queima” a área afetada com microondas, sem a necessidade de cortes. A intervenção, que é guiada por imagens (ultrassonografia e tomografia), tem a mesma eficácia do procedimento cirúrgico para os casos indicados, e é amplamente utilizada para neoplasias hepáticas, renais e pulmonares nos serviços de vanguarda, quando o caso permite.

“Estamos confiantes de que a radioablação ajudará muito no tratamento de neoplasias primárias e metastáticas e ficamos muito satisfeitos de trazer para Bragança Paulista mais esta opção para o tratamento oncológico”, enfatizou Dr. Bruno.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image