Prazo acaba em 27 de maio
Nessa segunda-feira, 13, foram abertas as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. Os interessados devem acessar o portal: www.sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem para fazer sua inscrição.
A taxa é de R$ 35,00, mas concluintes do Ensino Médio em 2013 matriculados em escola da rede pública de ensino e aqueles que comprovarem carência socioeconômica estão isentos do pagamento.
O número da inscrição e a senha deverão ser guardados, pois são indispensáveis para o acompanhamento do processo, para consulta e impressão do cartão de confirmação da inscrição, obtenção dos resultados individuais e inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação.
Os estudantes que necessitarem de atendimentos diferenciado e específico, como pessoas com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo; e sabatistas, gestantes, lactantes, idosos ou estudantes em classe hospitalar, deverão informar na inscrição sua condição.
É possível solicitar prova em braile, com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra super ampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tradutor e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), guia-intérprete para surdocego, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, sala de fácil acesso e mobiliário acessível.
A aplicação do exame acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, às 13h (horário de Brasília).
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências naturais e o aluno terá quatro horas e 30 minutos para realizar a prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá cinco horas e 30 minutos para realizá-las.
O ministro Aloizio Mercadante, ao apresentar as novidades do Enem para este ano, prometeu maior rigor na correção das provas, especialmente das redações.
Os textos que tiverem mais de 100 pontos de discrepância entre a correção de dois avaliadores serão encaminhados a um terceiro corretor. Em 2012, a diferença necessária para que a redação fosse avaliada uma terceira vez era de 200 pontos.
Redações que contarem com trechos desconectados com o resto do texto vão receber nota zero. Até então, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos.
O prazo para se cadastrar no Enem vai até 27 de maio. Informações mais detalhadas podem ser encontradas no portal do Enem, mencionado anteriormente.
0 Comentários