Foto: Mariana
news-details
Cultura

Instituto Entrando em Cena inicia série de lives pelo YouTube

Exibições acontecem todas as terças-feiras, às 10h, a partir do dia 2 de junho

Imaginem como está a vida desta instituição que, desde seu nascimento, tem como principal propósito promover o encontro de pessoas e grupos, estimular a produção e criação de ações coletivas, difundir arte, educação e cultura para “todes”, por parques, praças, escolas, organizações sociais e espaços culturais?

Pois bem… A história do Instituto Entrando em Cena, vivida e escrita até aqui, pode ser resumida em quatro palavras: pessoas, afetos, convivência e encontros com a arte e a educação, fora dos âmbitos escolar e familiar.

Sabemos que nada substitui o estar junto e misturado, o calor humano e as práticas ao vivo e a cores. Sabemos bem da potência dos encontros que promovemos, ao dividirmos o mesmo espaço e vivenciarmos processos de criação e aprendizagem, no corpo a corpo.

E porque damos tanto valor a isso, e por sabermos da relevância de nosso trabalho no desenvolvimento de pessoas e grupos, é que temos sentido (e profundamente), os efeitos do isolamento físico. Porém (e que bom que existe o porém!), o distanciamento físico pode não ser exatamente o distanciamento social, o distanciamento afetivo, o distanciamento de aprendizados e trocas.

Temos acompanhado e aprendido muito com as experiências de outras organizações sociais, artistas, intelectuais e pesquisadores da cultura (do Brasil e do mundo todo), que como nós, têm lidado com os impactos e desdobramentos trazidos pela pandemia.  E essas novas experiências têm nos motivado a criar soluções para lidar com esse gigante desafio de nos mantermos firmes aos nossos propósitos em uma realidade totalmente nova e adversa.

Por tudo isso, é que criamos uma programação on-line, que busca nos reintegrar, nos reaproximar e inspirar os nossos dias de outono, nos conectando uns aos outros: aos aprendizes que estão em suas casas, aos parceiros, e interessados em nossas atividades artísticas.

As “Conversas e Práticas Inspiradoras”, provocam o Instituto Entrando em Cena a permanecer resistindo, vivo, em movimento. Os artistas e profissionais do Entrando em Cena, engajados em suas ações, fortalecem o setor da cultura do nosso município e reforçam os vínculos com sua extensa comunidade de seguidores e aprendizes.

Convidamos “todes” a estarem com a gente, às terças-feiras de junho e julho, às 10h, pelo canal do Entrando em Cena no YouTube: https://www.youtube.com/InstitutoEntrandoemCena.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS DUAS PRIMEIRAS SEMANAS

CHAIR DANCE COM MARIANA DUARTE - 2 DE JUNHO

Serão trabalhados os princípios da dança, como peso, suspensão, apoios e giros, tendo uma cadeira como suporte para os movimentos.

Bailarina e coreógrafa formada no Rio de Janeiro pela Faculdade Angel Vianna (90/93), Mariana Duarte integrou o Projeto Dança - Master I. Também cursou técnicas aéreas de circo na Escola Circo Picadeiro e Galpão do Circo. Realizou cursos de aperfeiçoamento nas técnicas clássica e contemporânea no Laban Centre For Movement and Dance, London Contemporary Dance School e Greenwich Dance Agency, em Londres. Foi criadora e co-diretora do Núcleo Desastre por sete anos com o qual ganhou vários editais (municipais, estaduais e federais), criando espetáculos, circulando pelo Brasil, oferecendo workshops, desenvolvendo e fomentando a pesquisa em artes integradas em São Paulo. É educadora de circo aéreos do Instituto Entrando em Cena, desde sua fundação, em 2012.

FLEXIBILIDADE COM JAQUELINE GOMES - 9 DE JUNHO

Serão trabalhados exercícios de fortalecimento, resistência e flexibilidade a fim de alcançar abertura ou espacate lateral.

Artista e educadora da arte circense, Jaqueline Gomes integra as Cias Corpo Instável e Trupe Du-arte. Em 2012, deu início à sua trajetória artística por meio do programa de formação nas artes cênicas do Instituto Entrando em Cena (Bragança Paulista) e do curso pré-profissionalizante do Galpão do Circo (SP). Busca, continuamente, o aprimoramento por meio de diversos workshops e cursos da arte circense. Atualmente, compõe a equipe de arte de educadores jovens do Instituto Entrando em Cena, além de ministrar aulas de circo aéreos em duas escolas de dança da Região Bragantina.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image