IPEM realiza verificação anual de taxímetro em Bragança Paulista

Obrigatória aos taxistas, as verificações acontecem na próxima semana

 

Todos os taxistas de Bragança Paulista deverão passar na próxima semana pela verificação periódica anual de taxímetro. Realizada pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do estado de São Paulo), a ação é obrigatória e será realizada das 9h às 12h e das 13 às 15h, com intervalo para almoço entre 12h e 13h.

A medida ocorrerá nos dias 25, 26 e 27. O local da verificação será a Avenida Samuel Luchesi Filho, altura do número 500, na Penha.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentarem defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500,00 a R$ 5.000,00, dobrando na reincidência.

O taxista deve agendar o horário de atendimento pelo site do IPEM: www.ipem.sp. gov.br e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento on-line ou pessoalmente e a taxa quitada, a verificação não é realizada.

No ato da verificação, cuja validade é anual, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

- alvará de estacionamento fornecido pela Prefeitura;

- certificado de propriedade do veículo;

- certificado de verificação do IPEM, referente ao exercício de 2014;

- comprovante de residência;

- GRU quitada.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (19) 3272-9133.

FIQUE DE OLHO

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2016”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.

O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM por meio do telefone: 0800 013 0522 ou pelo e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image