A Prefeitura de Bragança Paulista, atendendo a pedidos de vereadores, anunciou que vai ampliar o horário de funcionamento do Parque Luiz Gonzaga da Silva Leme, o Jardim Público.
Assim, durante o Horário de Verão, o parque funcionará diariamente, das 7h às 19h.
SAIBA MAIS SOBRE O LOCAL
A história do Jardim Público começa antes mesmo de Bragança Paulista ser elevada à cidade.
Segundo registros históricos, em 1797, quando Conceição do Jaguary se desmembrou de Atibaia e foi elevada à vila, recebeu o nome de Nova Bragança. Para tanto, foi necessário instalar nesta vila um cemitério e o local escolhido foi exatamente onde hoje funciona o parque.
Em 1890, porém, o cemitério começou a ser desativado e os corpos foram tirados e levados para onde hoje funciona o Cemitério da Saudade.
Uma caixa d’água e um sistema de abastecimento foram implantados no local e o italiano Aquiles Marino deu início à implantação de um jardim no terreno com a plantação de diversas árvores.
O jardim denominado então de Parque ou Jardim das Pedras era todo cercado de bambus e passou a servir como ponto de encontro para realização de apresentações musicais. Havia, segundo os registros históricos, vários animais no parque, como macacos, cobras e pássaros, bem como um aquário.
O parque era considerado o cartão de visita de Bragança, mas com a ditadura, os viveiros foram desativados e o único animal que passou a ser exposto no local foram capivaras. O meteorógrafo que lá funcionava também foi desativado.
Em 1956, o então prefeito Ismael de Aguiar Leme resolveu homenagear o idealizador do sistema de abastecimento de água da cidade inicialmente lá implantando, Luiz Gonzaga da Silva Leme, dando seu nome ao parque.
0 Comentários