Jornada Mundial da Juventude: jovens franceses são recepcionados na Paróquia Coração Imaculado de Maria

Na noite de terça-feira, 16, os cerca de 250 jovens da Diocese de Pontoise, na França, que estão hospedados no município, acolhidos pela Diocese de Bragança Paulista, foram recepcionados na Paróquia Coração Imaculado de Maria, localizada no Cruzeiro.

Os franceses vieram em cinco ônibus, foram recebidos com um jantar, preparado pelos paroquianos, e puderam saborear a típica feijoada brasileira.

Após o jantar, servido no salão paroquial, os jovens se dirigiram à igreja, onde padres franceses atenderam a confissões e houve Adoração ao Santíssimo.

Ao término da Adoração, todos foram convidados a voltar ao salão paroquial, onde puderam tomar sorvete, cantar e dançar ao som de Diácomo e Lucas, integrantes do Grupo de Jovens Obra Nova, responsáveis por animar a festa.

Após conhecer um pouco da cultura brasileira, com comida típica e música sertaneja, os franceses deixaram recados e assinaturas em cartazes afixados na entrada do salão.

O Jornal Em Dia conversou com Nemrut Yalap, da Paróquia de Saint Thomas, Pontoise, que contou que quando ele e seus conterrâneos chegaram a Bragança, na quinta-feira, 11, foram recebidos com missa na Igreja do Rosário, celebrada em aramaico, a língua falada em sua comunidade. Na sexta, 12, eles visitaram a Catedral; no sábado, 13, o Santuário de Schoenstatt, em Atibaia; no domingo, 14, as paróquias de Santa Terezinha e São Benedito, além de participarem da Missa de Abertura da Semana Missionária, na Catedral; na segunda, 15, estiveram na Catedral Metropolitana de São Paulo, na capital. Já na terça, 16, além de conhecer a Paróquia Coração Imaculado de Maria, também visitaram o Santuário de Nossa Senhora, em Pedra Bela.

De acordo com Nemrut, entre os dias 17 e 19, os franceses se dividirão em quatro grupos, que se distribuem em visitas às cidades de Atibaia, Itatiba, Mairiporã e Bragança Paulista, onde dormirão nas casas de paroquianos. No dia 20, visitarão Nazaré Paulista, onde participarão de uma missa e, em seguida, se dirigirão à Canção Nova, em Cachoeira Paulista, onde pernoitarão. No dia 21, participarão de missa televisionada, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida. No dia 22, retornarão à Canção Nova, de onde seguirão para o Rio de Janeiro, onde receberão, junto a jovens de todo o Brasil e de outros países, o Papa Francisco e ficarão até o dia 30, seguindo a programação da Jornada Mundial da Juventude.

A reportagem quis saber de Nemrut, que fala português, o que estava sentindo ao visitar Bragança e estar em contato com o povo brasileiro. Primeiramente, ele fez questão de dizer que se sente muito agradecido, pela recepção e atenção que seu grupo vem recebendo por onde passa. Depois, disse que Cristo é o centro em sua Diocese e também no Brasil, porém a forma de cultuá-lo dos brasileiros é mais alegre e descontraída que em sua comunidade. “Lá a missa é toda cantada pelo padre, que a celebra em aramaico, de costas para os fiéis, não há música, jovens cantando como aqui. O tom é mais sério. O rito caldeu é diferente do rito latino”, explicou.

Conforme Nemrut Yalap, os jovens franceses que estão em Bragança são descendentes de turcos e iraquianos.

Além de Nemrut, a reportagem conversou com o pároco José Roberto Cavasa, que disse: “É uma alegria receber os franceses em nossa comunidade. Isso mostra a grandiosidade da nossa Igreja, que se une em torno da fé num momento importante em que vamos receber o nosso querido Papa Francisco, no Rio de Janeiro, representando a universalidade da nossa Igreja”. De acordo com o pároco, cinco francesas se hospedariam na casa de paroquianos da Igreja Coração Imaculado de Maria nessa quarta-feira.

Conforme divulgado pela Diocese, cerca de 30 mil jovens peregrinos de diferentes países já estão no Brasil, acolhidos em mais de 150 cidades, participando da Semana Missionária, uma iniciativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) para proporcionar uma experiência missionária aos jovens. A programação em cada diocese foi preparada sobre três pilares: a espiritualidade, a solidariedade missionária e a cultura; e será realizada também nas dioceses que não terão a presença de jovens estrangeiros.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image